ISLA Santarém 2564
Marketing Turístico I
Gestão Turística (ISLA Santarém)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular Marketing Turístico I integra-se no segundo ano da Licenciatura em Gestão Turística, constituindo um eixo essencial de ligação entre as áreas da gestão e a especificidade do sector turístico. O seu campo de acção centra-se na compreensão e aplicação de estratégias de marketing à realidade turística, abordando a definição de mercados, segmentação, comunicação, desenvolvimento de produtos e controlo de resultados. O âmbito de intervenção abarca domínios como o comportamento do consumidor, o marketing-mix expandido, a análise estratégica (SWOT, PESTEL, Porter) e a elaboração de planos de marketing adaptados a contextos concretos. A pertinência desta unidade curricular no ciclo de estudos decorre da necessidade de dotar os estudantes de competências críticas e operacionais que lhes permitam actuar de forma estratégica em organizações turísticas, reforçando a sua capacidade de análise, concepção de soluções e implementação de projectos de valor para destinos e empresas.
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ProgramaProgramme1. A função do marketing 2. Técnicas e tipos de marketing na indústria turística 2.1. Marketing Relacional: sistemas de informação no setor do turismo, fidelização dos clientes 2.2. Marketing Direto: importância da comunicação personalizada, estratégias e exemplos 2.3. Outras Formas de Marketing: tradicional, experiencial, guerrilha 3. Estratégia de marketing e segmentação na indústria turística 3.1. Segmentação de mercado: considerando fatores culturais e económicos 3.2. Desenvolvimento internacional do turismo: impacto da globalização 4. Estratégias de comunicação na indústria turística 4.1. Campanhas de comunicação e a sua adaptação a diferentes mercados 5. Planeamento e controle de marketing 5.1 Conceção de um plano de marketing turístico em função de diferentes estratégias e táticas 5.2 Elementos de um plano de marketing, com ênfase em abordagens tradicionais
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ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Preparar os estudantes para a utilização de instrumentos e ferramentas de apoio às decisões de marketing na área do turismo. O2. Dar a conhecer a definição de mercado, tipos e importância da sua análise enquanto cenários dos processos de decisão. O3. Aprender a segmentar os mercados de acordo com as diferentes variáveis que interferem na natureza do negócio turístico. O4. Analisar todas as variáveis do marketing-mix, quando se elabora um plano de acordo com os objetivos a cumprir e as estratégias a seguir. Aptidões e competências: C1. Identificar características e potencialidades do marketing turístico, reconhecendo a diversidade e a dinâmica dos mercados turísticos. C2. Compreender, na generalidade, o comportamento dos consumidores de produtos turísticos, considerando fatores culturais, sociais e econômicos. C3. Realizar um plano de marketing turístico, aplicando os conceitos aprendidos para desenvolver estratégias eficazes e abrangentes.
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BibliografiaBibliography- Buhalis, D., & Crotts, J. (2018). Global Tourism and Hospitality Marketing. Routledge. - Kotler, P., Bowen, J.T., & Makens, J.C. (2020). Marketing for Hospitality and Tourism (7th ed.). Pearson. - Morrison, A.M. (2019). Marketing and Managing Tourism Destinations. Routledge. - Sigala, M., & Gretzel, U. (Eds.). (2017). Advances in Social Media for Travel, Tourism and Hospitality: New Perspectives, Practice and Cases. Routledge. - Tsiotsou, R. & Goldsmith, R. (Eds.). (2018). Strategic Marketing in Tourism Services. Emerald Group Publishing. - Xiang, Z. (Ed.). (2019). Handbook of e-Tourism. Springer.
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MetodologiaMethodologyPresencial: M1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. M2. Prática laboratorial: Pesquisa de campo com foco na Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (PBL), onde serão analisados casos reais e serão criadas campanhas de marketing, enfatizando a aplicação prática de estratégias tradicionais e a resolução de problemas comuns na indústria. M3. Pratica simulada: Cenários e atividades que permitem aos estudantes explorar situações do mundo real relacionadas com a organziação de viagens, aplicando os conceitos fundamentais expostos e desenvolvendo habilidades práticas. Autónoma: M4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
26.11.2025
40%
Trabalho Prático
21.01.2026
60%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


