ISLA Santarém 22495
Marketing Digital e Comércio Eletrónico
Engenharia de Tecnologias e Sistemas Web (M) (ISLA Santarém)
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ApresentaçãoPresentationNo final desta UC os alunos deverão possuir competências ao nível dos principais aspectos envolvidos no comércio electrónico e na Internet segundo três perspectivas complementares: tecnologia, economia e legislação.
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ProgramaProgrammeA Internet: funcionamento, evolução e crescimento; a realidade portuguesa; a Internet como meio. A World Wide Web: caraterísticas da comunicação na Web; ferramentas e aplicações; novos dispositivos de acesso: os smartphones e tablets O Negócio eletrónico: tipologias e modelos de negócio O Comércio eletrónico: fatores críticos de sucesso; barreiras e benefícios Perfil e comportamento do consumidor na Internet Estratégias de comunicação na Web Marketing Intelligence And Research Desenvolvimento de Produtos Digitais Marketing e Estratégia Digital Marketing de Conteúdos Search Engine Marketing Projeto de E-business Inbound Marketing Mobile Marketing Social Media Marketing Sistemas de segurança e aspectos legais
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ObjectivosObjectivesPretende-se que o estudante seja capaz de criticar e ser autocrítico; gerar novas ideias (criatividade); desenvolver processos de investigação, processar e analisar informação de uma variedade de fontes; desenvolver o trabalho em equipa; e usar as tecnologias de informação e comunicação. Os estudantes devem adquirir conhecimentos para dominar a linguagem técnica relacionada com a Internet e as aplicações Web; identificar a Internet e a World Wide Web como meio para a prática de negócios, bemk como para a comunicação com os consumidores e com as organizações; identificar o perfil do consumidor na Internet, assim como o seu comportamento; devem ser pessoas com fortes capacidades de análise, organização e liderança; serem capazes de elaborar e executar estratégias globais de marketing, a nível digital; desenvolver diferentes estratégias de comunicação que podem ser utilizadas; avaliar a importância da qualidade dos Websites para os negócios.
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BibliografiaBibliographyChaffey, D. (2024). Digital Business and E-Commerce Management: Strategy, Implementation and Practice, 6th Edition. UK: Pearson Education Limited. Ellis-Chadwick, F., & Chaffey, D. (2022). Digital Marketing (8th ed.). Pearson Education Limited. Kaufman, I., Horton, C., & Soltanifar, M. (2023). Digital Marketing: Integrating Strategy, Sustainability, and Purpose (2nd ed.). Routledge. Wu, Michael (2024). Advanced Digital Marketing Strategies for Ecommerce: 9 Mini Master Classes to Drive Sales, Build Loyalty, and Achieve Rapid Growth. Lighthouse Media & Publications Inc.
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MetodologiaMethodology1. Metodologia expositiva, apresentação dos conteúdos teóricos. 2. Prática laboratorial. Desenvolvimento e aplicação prática (ABRP).
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureOpcional
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Avaliação contínua:
- 1 Trabalho individual (50%)
- 1 Trabalho de grupo (50%)
Avaliação final:
Todos os estudantes que não tenham concluído com sucesso a avaliação continua podem realizar um exame final teórico-prático (100%) na época de avaliação definida pela instituição.


