Skip to main content

ISLA Santarém 81

Investigação Operacional

Gestão de Processos e Operações Empresariais
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular introduz métodos de resolução de problemas de gestão através da investigação operacional, com enfoque na programação linear, algoritmo simplex, dualidade e análise de sensibilidade, desenvolvendo a capacidade de estruturar modelos de decisão complexos e de os implementar em folhas de cálculo.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução 2. Programação linear 2.1 O problema geral de programação linear 2.2 Representação gráfica 2.3 Forma padrão do problema de programação linear 2.4 Conceitos fundamentais. 3. Programação linear - algoritmo simplex 3.1 Algoritmo simplex primal 3.2 Técnicas de bases artificiais 3.3 Dualidade 3.4 Algoritmo simplex dual 4. Pós-otimização em programação linear 5. Problemas de transportes 6. Problema de afetação 7.Problemas de fluxo máximo e caminho mínimo¿ 8. Planeamento e controlo de projetos, CPM, PERT. Filas de espera.
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: O1. Familiarizar os estudantes com os métodos de resolução de problemas utilizando a investigação operacional; O2. Apresentar as técnicas mais relevantes da investigação operacional; O3. Formular problemas de programação linear; O4. Conhecer e aplicar o algoritmo simplex; O5. Conhecer e aplicar a teoria da dualidade; O6. Realizar pós-otimização e análise de sensibilidade; O7. Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de estruturar modelos complexos de gestão; O8. Desenvolver modelos de decisão utilizando folhas de cálculo. No final da unidade curricular os estudantes deverão estar aptos a: C1. Desenvolver formulações em programação linear; C2. Identificar problemas que possam ser modelados por meio de redes; C3. Desenhar a rede representativa de um projeto e fazer a análise do mesmo
  • BibliografiaBibliography
    Eiselt, H. A. & Standblom C. L. (2012). Operations Research. Springer-Verlag Berlin and Heidelberg. Rader, David J. (2010). Deterministic Operations Research. John Wiley and Sons Ltd. Santos, M. M. & Hill, M. M. (2009). Investigação Operacional. Volumes 1, 2 e 3, Edições Sílabo. Taha, H. A. (2017). Operations Research: An Introduction (10th ed.). Harlow: Pearson.
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino baseiam-se no (1) método expositivo, interrogativo e (2) ativo de modo a se gerar uma discussão e resoluço dos exercícios teóricos e práticos em contexto de aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação contínua é composta pela realização de uos exercícios de avaliação direcionado para a componente teórica da unidade curricular e por um exercício prático desenvolvido no período de aulas, em grudpo. Cada um dos elementos de avaliação tem a seguinte ponderação: 1º exercício teórico 30%, 2º exercício teórico 40%e trabalho de grupo 30%. A avaliação final é orientada pelos mesmos objetivos e baseia-se num exame (100%) integrando a componente teórica e a componente prática da unidade curricular.