Skip to main content

ISLA Santarém 520

Introdução ao Turismo

Gestão Turística (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Introdução ao Turismo tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão sólida dos conceitos fundamentais do turismo, explorando a sua evolução histórica e diferentes classificações. A UC inclui uma análise detalhada da procura e oferta turísticas, bem como do comportamento do consumidor e das dinâmicas do mercado turístico. Também são abordados os impactos do turismo a nível económico, sociocultural e ambiental, com especial ênfase na sustentabilidade. Inserida no ciclo de estudos da Licenciatura, esta UC visa dotar os alunos de competências analíticas e críticas para uma abordagem reflexiva e estratégica no setor. Através de uma combinação de ensino teórico e atividades práticas, os estudantes desenvolverão competências essenciais para o planeamento, a gestão de destinos turísticos e a promoção da sustentabilidade, preparando-se para futuras intervenções profissionais em áreas como a gestão de destinos e a promoção turística.
  • ProgramaProgramme
    1. A conceptualização do turismo 1.1. Conceitos fundamentais associados ao turismo 1.2. A evolução histórica do turismo 1.3. Classificações e tipos de turismo 2. A procura turística 2.1. Definição e formas da procura turística 2.2. Caraterísticas e fatores determinantes 2.3. Motivações associados à procura turística 2.4. O consumo turístico e o perfil do novo consumidor turístico 3. A oferta turística 3.1. Definição, caraterísticas e componentes 3.2. Atividades (negócios) turísticas 4. As fontes de informação do turismo 4.1. Fontes estatísticas 4.2. Indicadores da procura e oferta turística 4.3. Medidas de avaliação estatística 5. Os impactos do turismo 5.1. Impactos económicos, impactos sociais-culturais e impactos ambientais 5.2. Turismo e sustentabilidade
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos: O1. Compreender e definir os conceitos fundamentais associados ao turismo, analisar a evolução histórica do turismo e identificar a natureza multidisciplinar do turismo; O2. Conhecer as formas, caraterísticas e fatores de procura turística; O3. Compreender o conceito de oferta turística e explorar as atividades e negócios turísticos; O4. Identificar a importância das fontes e indicadores estatísticos para avaliar o mercado turístico. O5. Identificar e analisar os impactos do turismo e discutir o conceito de turismo sustentével. Aptidões e competências: C1. Compreender e definir os conceitos fundamentais associados ao turismo; C2. Conhecer o comportamento, perfil e motivações dos consumidores; C3 Reconhecer e analisar os impactos do turismo nos destinos turísticos e nas comunidades locais e entender a importância de desenvolver um turismo sustentável; C4. Promover uma abordagem crítica e consciente em relação aos desafios e oportunidades do turismo.
  • BibliografiaBibliography
    Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. 3ª Edição. Lisboa: Lidel - Cunha, L., Abrantes, A. (2019). Introdução ao Turismo. 6ª Edição. Lisboa: Lidel. - Fletcher, J., Fyall, A.; Gilbert, D., Wanhill, S. (2018). Tourism – principles and practice. (6th ed.). London, England: Perason. - Page, S. P., & Connell, J. (2020). Tourism A Modern Synthesis (5th ed.). Andover, UK: Routledge - Sharpley, R., & Stone, P. R. (2018). Tourism and Development: Concepts and Issues. Channel View Publications.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Prática laboratorial: Visita técnicas a destinos turísticos para observar e compreender in-loco a indústria turística; Pesquisa de campo em destinos turísticos; Análise critica de estudos de caso relacionados com o fenómeno turístico e debates em sala de aula. 3. Pratica simulada: As sessões práticas irão focar-se na Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (PBL), onde se discutirão cenários reais e os alunos serão incentivados a propor soluções e projectos em grupos, aplicando os conceitos fundamentais expostos e desenvolvendo habilidades práticas, Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de Avaliação

    19-01-2026

    50%

    Trabalho Individual e Apresentação Oral

    10-11-2025

    20%

    Participação em Sala de Aula (Exercícios)

    Ao longo do Semestre

    20%

    Relatório Aula Aberta

    Outubro

    10%

     

     

     

    * A redação e apresentação deve seguir as normas de elaboração dos trabalhos académicos do ISLA Santarém.