Skip to main content

ISLA Santarém 7032

Introdução ao Marketing

Gestão de Processos e Operações Empresariais
  • ApresentaçãoPresentation
    #
  • ProgramaProgramme
    1. Conceitos básicos sobre marketing 2. O marketing enquanto função empresarial e as diversas abordagens 2.1. A atitude, as técnicas e os modelos de marketing 2.2. Formas de organização da função marketing 3. O marketing estratégico – O plano e os modelos analíticos externos e internos 4. O marketing operacional – o mix de produtos e o mix de serviços 5. O Marketing B2B e B2C 6. Novas tendências e aplicações do marketing
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos: O1. Apresentar os conceitos básicos sobre marketing; O2. Caraterizar o papel do marketing nas organizações, O3. Identificar as atitudes, as técnicas e os modelos de marketing; O4. Apresentar os conceitos fundamentais do marketing operacional - o mix do produto e do serviço; O5. Caraterizar o e-marketing nas suas diferentes vertentes; O6. Apresentar as novas tendências e aplicações do marketing. Aptidões e Competências: C1. Discutir os principais conceitos de marketing; C2. Analisar e perspetivar a posição da empresa em termos de marketing; C3. Discutir as novas tendências do marketing.
  • BibliografiaBibliography
    Freire, Adriano (2008). Estratégia – Casos de Sucesso em Portugal, Lisboa, Editorial Verbo. Kotler, Philip (2008). Marketing Management – The Millenium Edition, Prentice Hall, New Jersey. Lindon, Dennis (2011). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing, Dom Quixote. Ferreira, Bruno et. al., (2012). Fundamentos de Marketing, Edições Sílabo  
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos, discussão e aplicação dos conteúdos programáticos em vários contextos. 2. Aprendizagem baseada em PBL Problem/Project-based learning Autónoma: 3. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas e conteúdos abordados e desenvolvimento de trabalho complementar.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Ver Moodle