Skip to main content

ISLA Santarém 320

Gestão Energética

Organização e Gestão Industrial (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A inclusão da Unidade Curricular de Gestão Energética é crucial face à transição energética global. Não é apenas uma questão técnica, mas sim um imperativo de competitividade económica e sustentabilidade ambiental. Num mercado volátil e regulado, a aptidão para gerir e monitorizar o uso de energia é um diferencial estratégico. Assim, a Gestão Energética forma agentes de mudança, prontos a reduzir a pegada de carbono e os custos operacionais, garantindo que o ensino superior responde aos desafios reais do século XXI.
  • ProgramaProgramme
    1. Noções gerais de gestão energética 2. Conceitos fundamentais de energia e definições 3. Gestão da energia 4. Consumos específicos globais 5. Análise da regulamentação nacional no setor de energia. - Custos diretos e indiretos de energia - Valores de referência - Fatura energética 6. Balanço energético nacional - Evolução e desagregação do consumo - Intensidade energética e outros indicadores - Plano energético nacional 7. Fontes de energia e consumo de energia no Mundo e em Portugal 8. Combustíveis fósseis e alterações climáticas 9. Energias renováveis e desenvolvimento sustentável 10. Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) 11. Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE)
  • ObjectivosObjectives
    - Apresentar conceitos de energia final e primária, consumos indiretos de energia, política de preços, estruturas de consumos, etc. - Introduzir a problemática do desenvolvimento sustentável, sua relação com a utilização e conversão de energia. - Transmitir conhecimentos sobre as tecnologias associadas aos vários tipos de energias renováveis. - Dominar o sistema de gestão dos  consumos Intensivos de energia (SGCIE). - Dominar o sistema nacional de certificação energética dos edifícios.
  • BibliografiaBibliography
    Castro, R. (2018). Uma introdução às energias renováveis: Eólica, fotovoltaica e mini-hídrica (3.ª ed.). Lisboa, Portugal: IST PRESS, ISBN: 978-989-8481-01-6. Ferrão, P. C. (2009). Ecologia industrial: Princípios e ferramentas. Lisboa, Portugal: IST PRESS, ISBN: 978-972-8469-79-5. Poullikkas, A. (2013). Renewable energy: Economics, emerging technologies, and global practices. UK: Nova Science Publishers Inc. Russell, C. (2018). Managing energy from the top down: Connecting industrial energy efficiency to business performance. CRC Press / Taylor & Francis Inc, ISBN 978-113-8112-66-7. Textos legislativos, regulamentares, normativos (serão indicados no decurso das lições).
  • MetodologiaMethodology
    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Avaliação Curricular:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    12-01-2026

    80%

    Exercício

    04-01-2026

    20%

    (...)

     

     

    Avaliação

    Existem quatro possibilidades de avaliação: (i) Avaliação curricular (Época normal); (ii) Avaliação final (Época normal); (iii) Época de recurso, e; (iv) Época especial.

    A avaliação curricular é constituída por duas componentes: (i) realização de um teste escrito com a ponderação de 80%; (ii) realização de exercício com a ponderação de 20%.

    A avaliação final, a avaliação na Época de recurso e a avaliação na Época especial são concretizadas através da realização de um teste escrito com a ponderação de 100%.

    A escala de avaliação é de 0 a 20 valores.

    Terá aprovação o/a estudante que obtenha uma classificação mínima de 10 valores.

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...