ISLA Santarém 5291
Gestão do Conhecimento e Inovação
Gestão de Empresas (M) (ISLA Santarém)
-
ApresentaçãoPresentationNo atual ambiente empresarial, as organizações enfrentam desafios crescentes, como a rápida evolução tecnológica, a globalização e a necessidade de adaptação constante. A inovação é, portanto, essencial para a sustentabilidade e o sucesso das empresas. Neste contexto a Gestão do Conhecimento torna-se crucial para que as empresas possam capturar e utilizar o conhecimento existente de forma eficaz, transformando-o em vantagem competitiva. A Inovação é a chave para a diferenciação, permitindo às empresas responderem mais rapidamente às mudanças do mercado e atenderem melhor às necessidades dos clientes. Esta unidade curricular prepara os alunos para enfrentar desafios empresariais complexos e desenvolverem estratégias que promovam a inovação contínua. Os conhecimentos adquiridos nesta unidade são altamente complementares com outras áreas do mestrado, proporcionando uma visão holística da gestão empresarial.
-
ProgramaProgramme1. Competitividade baseada no conhecimento 1.1 Tipos de conhecimento 1.2 Gestão do conhecimento 2. A learning organization como fonte de inovação 2.1 A gestão como uma filosofia de ação e de direção estratégica 2.2 Ação e aprendizagem organizacionais 2.3 A empresa como o principal agente de criação de conhecimento 2.4 Construção da learning organization 2.5 Criação e transferência de conhecimento 2.6 Capacidade de absorção como sustentação de uma vantagem competitive 3. Fontes e tipos de inovação 3.1 Cultura de apoio à inovação 3.2 Fontes de inovação 3.3 Tipos de inovação 4. Hipercompetição e descontinuidade tecnológica 4.1 Vantagens competitivas temporárias 4.2 Descontinuidade tecnológica: curvas tecnológicas, ciclos tecnológicos 5. Liderança tecnológica 5.1 Dimensões do valor d a tecnologia 5.2 Vantagens e desvantagens de lide rança tecnológica (first-mover) 6. Desenvolvimento de produtos novos 6.1 Gestão do processo 6.2 Gestão de equipas 6.3 Proteção da inovação
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: O1. Apresentar os conceitos essenciais num processo de gestão do conhecimento e de inovação; O2. Identificar as fontes de inovação da empresa e sua difusão; O3. Identificar descontinuidades competitivas no Mercado; O4. Identificar o tempo de entrada adequado da tecnologia no Mercado. O5. Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam construir uma vantagem competitiva com base na inovação; No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1. Compreender o funcionamento de um processo de gestão do conhecimento. C2. Saber criar e implementar um modelo de Gestão do Conhecimento; C3. Identificar a natureza do conhecimento e os tipos de inovação desenvolvidos pelas empresas; C4. Dominar o processo de inovação tecnológica em função do valor criado em rede; C5. Produzir documentos seguindo as regras da escrita científica.
-
BibliografiaBibliographyBessant, J. e Tidd, J. (20 15), Innovation and Entrepreneurship. John Wiley & Sons. Bruton, G. e White, M. (2011), Strategic Management of Technology and Innovation, 2nd edition, Cengage Learning. Cascão, Ferreira (2014). Gestão de Competências, do Conhecimento e do Talento. O estado da arte da teoria e as melhores práticas da gestão de pessoas. Edições Sílabo. Martins, J. (2010), Gestão do Conhecimento: Criação e Transferência de Conhecimento. Edições Sílabo.
-
MetodologiaMethodology1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos, discussão e aplicação dos conteúdos programáticos em vários contextos. 2. Estudos de Caso, como forma de consolidar a matéria teórica estudando a sua aplicação.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
2 Exercícios de Grupo (em aula)
a definir
25% + 25%
1 Trabalho Individual
13/12/2025
50%
-
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


