Skip to main content

ISLA Santarém 15886

Fundamentos e Conceção de Sistemas de Informação

Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    C1. Contextualização C1.1 Dados vs Informação C1.2 Conceito de sistema C1.3 Análise de sistemas C1.4 Abordagens e metodologias da análise de sistemas C2. Análise estruturada C2.1 Enquadramento C2.2 Diagrama de fluxo de dados C2.3 Dicionário de dados C2.4 Especificação de processos C3. Análise orientada a objetos C3.1 Orientação a objetos C3.2 Desenho orientado a objetos C3.3 Objetos e classes C4. Modelação com UML C4.1 Desenvolvimento da UML C4.2. Componentes da UML C4.3 Modelação da estrutura C4.4 Modelação do comportamento C4.5 Modelação da arquitetura C5. Desenho de um sistema C5.1 Especificação de requisitos C5.2 Resolução com análise estruturada C5.3 Resolução com análise orientada a objetos
  • ObjectivosObjectives
    O1:Definir os conceitos básicos de um Sistema de Informação. O2:Apresentar as abordagens e metodologias de análise de sistemas O3:Descrever o processo de análise e desenho utilizando orientada a objetos. O4:Desenvolver modelos de análise utilizando UML. O5:Construir diagramas de Casos de Uso, especificações de Casos de Uso, Classes, Sequência e Colaboração, Atividades, Estado, Físicos.  
  • BibliografiaBibliography
    O´Neill, H. (2004). Fundamental do UML. FCA, Editora de Informática. Ambler, Scott W. (2005).The Elements of UML, Cambridge University Press. Lopes, Filomena, Morais, Paula e Carvalho, Armando (2009). Desenvolvimento de Sistemas de Informação. FCA, Editora de Informática.
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de aprendizagem será baseada em problemas/projetos (Project Based Learning) integrando os conceitos teóricos e práticos em contexto de aula. A avaliação em regime curricular é composta pela realização de uma prova escrita direcionada para a componente teórica da unidade curricular e um projeto em grupo. Cada um dos elementos de avaliação tem a seguinte ponderação: prova escrita 50% e projeto 50%. A avaliação em regime final é orientada pelos mesmos objetivos e baseia-se num exame (100%) integrando a componente teórica e a componente prática da unidade curricular.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Os instrumentos de avaliação são uma frequência e um projeto. No projeto engloba um produto entregue no moodle que será analisado pelo docente e uma apresentação e entrega. As datas para a realização e entrega dos mesmos são disponibilizadas no moodle.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequência

    dd-mm-yyyy

    50%

    Projeto

    dd-mm-yyyy

    50%

    Exame

    dd-mm-yyyy

    100%

    Nota: Individual e ** em grupo.