ISLA Santarém 15886
Fundamentos e Conceção de Sistemas de Informação
Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (ISLA Santarém)
-
ApresentaçãoPresentation.
-
ProgramaProgrammeC1. Contextualização C1.1 Dados vs Informação C1.2 Conceito de sistema C1.3 Análise de sistemas C1.4 Abordagens e metodologias da análise de sistemas C2. Análise estruturada C2.1 Enquadramento C2.2 Diagrama de fluxo de dados C2.3 Dicionário de dados C2.4 Especificação de processos C3. Análise orientada a objetos C3.1 Orientação a objetos C3.2 Desenho orientado a objetos C3.3 Objetos e classes C4. Modelação com UML C4.1 Desenvolvimento da UML C4.2. Componentes da UML C4.3 Modelação da estrutura C4.4 Modelação do comportamento C4.5 Modelação da arquitetura C5. Desenho de um sistema C5.1 Especificação de requisitos C5.2 Resolução com análise estruturada C5.3 Resolução com análise orientada a objetos
-
ObjectivosObjectivesO1:Definir os conceitos básicos de um Sistema de Informação. O2:Apresentar as abordagens e metodologias de análise de sistemas O3:Descrever o processo de análise e desenho utilizando orientada a objetos. O4:Desenvolver modelos de análise utilizando UML. O5:Construir diagramas de Casos de Uso, especificações de Casos de Uso, Classes, Sequência e Colaboração, Atividades, Estado, Físicos.
-
BibliografiaBibliographyO´Neill, H. (2004). Fundamental do UML. FCA, Editora de Informática. Ambler, Scott W. (2005).The Elements of UML, Cambridge University Press. Lopes, Filomena, Morais, Paula e Carvalho, Armando (2009). Desenvolvimento de Sistemas de Informação. FCA, Editora de Informática.
-
MetodologiaMethodologyA metodologia de aprendizagem será baseada em problemas/projetos (Project Based Learning) integrando os conceitos teóricos e práticos em contexto de aula. A avaliação em regime curricular é composta pela realização de uma prova escrita direcionada para a componente teórica da unidade curricular e um projeto em grupo. Cada um dos elementos de avaliação tem a seguinte ponderação: prova escrita 50% e projeto 50%. A avaliação em regime final é orientada pelos mesmos objetivos e baseia-se num exame (100%) integrando a componente teórica e a componente prática da unidade curricular.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Os instrumentos de avaliação são uma frequência e um projeto. No projeto engloba um produto entregue no moodle que será analisado pelo docente e uma apresentação e entrega. As datas para a realização e entrega dos mesmos são disponibilizadas no moodle.
Descrição
Data limite
Ponderação
Frequência
dd-mm-yyyy
50%
Projeto
dd-mm-yyyy
50%
Exame
dd-mm-yyyy
100%
Nota: Individual e ** em grupo.


