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ISLA Santarém 14747

Fundamentos de Segurança e Higiene do Trabalho

Gestão de Recursos Humanos (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular pretende dotar os seus participantes de conhecimentos e ferramentas que os possibilitem identificar e aplicar técnicas analíticas e operativas, relacionar as principais causas que estão na origem dos acidentes e doenças ocupacionais. Aplicar metodologias e técnicas preventivas de controlo de riscos relevantes para a boa Gestão de Recursos Humanos.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução às condições de Segurança e Saúde no trabalho (SST) 1.1 Condições de trabalho e de saúde 1.2 Ambiente de trabalho 2. Enquadramento legal da SST em Portugal. 2.1 O regime jurídico da promoção da segurança e saúde do trabalho 2.1.1 Direitos, deveres e obrigações de trabalhadores e empregadores 2.1.2 Organização dos Serviços de SST 2.2 O regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais. 3. Introdução às técnicas preventivas de SST 3.1 Segurança do trabalho 3.2 Higiene do trabalho 3.3 Ergonomia 3.4 Medicina do trabalho 4. Glossário da terminologia em SST
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Reconhecer potenciais riscos existentes no local e ambiente de trabalho - Conhecer o contexto histórico, político e social do trabalho no seio do qual emergiu a função S.S. T. - Identificar os momentos marcantes da história da S. S. T. no quadro da OIT, da União Europeia e em Portugal. - - Caracterizar o regime jurídico actual de enquadramento da S. S. T. e da organização dos serviços de prevenção nas organizações e o direito à reparação; - Descrevam as metodologias e técnicas preventivas de controlo de riscos; - Conhecer os principais conceitos utilizados na área da SST.
  • BibliografiaBibliography
    [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)  
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino baseiam-se nos métodos interrogativo e ativo orientados para a discussão e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de sala de aula, completados com a exposição de conteúdos teóricos. O docente disponibiliza estudos de caso e exercícios de aplicação prática que exige a resolução de problemas habitualmente enfrentados pelo profissional qualificado da área de estudo, assim como de outros materiais através da plataforma de gestão de conteúdos (Moodle).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação curricular e/ou a avaliação final consiste na elaboração, apresentação e defesa de um trabalho de estudo de caso com a resolução de um conjunto de problemas (40%) e uma frequência (60%). Todos os momentos de avaliação são de carácter teórico e prático.

    As datas e momentos de avaliação são disponibilizadas na Plataforma Moodle.