ISLA Santarém 7337
Fundamentos de Programação
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ApresentaçãoPresentation
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ProgramaProgramme1.Conceitos: Computação. Analise de problemas. Representação lógica de processo. Metodologia de aproximação descendente e modular. Metodologia de programação estruturada e estilo de programação. Algoritmos e a modelação de problemas. Linguagens e paradigmas de programação. Fases do desenvolvimento de uma aplicação. 2.Algoritmos e estruturas de dados. Linguagens de representação algorítmica. Estruturas de dados. Conceitos de estruturas de dados. Dados simples. Dados complexos. Notação Algorítmica. Identificadores, Variáveis, Constantes, Operações e Expressões. Atribuição, leitura e escrita de dados. Estruturas de Controlo e Repetição. Modularização. Prova e Teste. Ordenação e Pesquisa. Estruturas e ficheiros 3. Execução de algoritmos na aplicação Portugol 4.Linguagem Python: Estrutura. Operadores. Funções. Bibliotecas. 5. Implementação de algoritmos e estruturas de dados em Python.
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ObjectivosObjectivesO1. Apresentar os conceitos fundamentais da programação. O2. Desenvolver capacidades de raciocínio lógico. O3. Utilizar algoritmos básicos de pesquisa e ordenação. O4. Utilizar estruturas de dados disponíveis nas linguagens de programação modernas. Conpetências: C1. Resolver problemas utilizando mecanismos correntes na programação funcional e procedimental. C2. Desenvolver, testar e corrigir programas de pequena/média dimensão numa linguagem de programação moderna (Python).
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BibliografiaBibliographyPunch and Enbody R. (2021). The Practice of Computing using Python, 3rd. Ed., Pearson. Menezes, N. (2019). Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação. Novatec. Carvalho, A. (2021). Práticas de Python - algoritmia e programação. FCA. Guttag, J. V. (2021). Introduction to computation and programming using Python. 3rd edition. MIT Press.
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MetodologiaMethodologySincronia a Distância: 1. Métodos expositivo, interrogativo e interativo: Apresentação/ exposição de conceitos recorrendo ao método expositivo, interrogativo e interativo. Todos os elementos de apoio pedagógico, são disponibilizados através da plataforma Moodle. Presencial: 2. Metodologias ativas: Aplicação prátcia através de exercícios e trabalhos em contexto de sala de aula. Autónoma: 3. Leitura da bibliografia recomendada. Resolução de exercícios práticos que não tenha resolvido durante as aulas práticas e outros propostos pelo docente. O docente dá feedback (Orientação Tutorial – OT) sobre os resultados obtidos pelo estudante na resolução dos problemas propostos, presencialmente em contexto de sala de aula ou a distância em modo assíncrono através da plataforma Moodle.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS7
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
3 Trabalhos Práticos Individuais
23-10-2025
13-11-2025
04-12-2025
30%
Portfolio
dd-mm-yyyy
10%
Frequência
18-12-2025
40%
Trabalho de Grupo
15-01-2026
20%
Em época normal, a avaliação curricular é composta pela realização de três trabalhos individuais, com o peso de 10% cada, perfazendo um total de 30%; haverá uma frequência com o peso de 40%; Junta-se um trabalho de Grupo com o peso de 20%; ficando os restantes 10% para o portfolio de trabalhos realizados nas sessões, sendo feita uma regra de três simples sobre o total de exercícios pedidos e o total de exercícios entregues.
Na época normal, trabalhos individuais, frequência e trabalhos de grupo são obrigatórios, a não realização de exercícios de qualquer um dos tipos reprovada automaticamente o aluno (frequência obrigatória, trabalho de grupo obrigatório e trabalho individual pelo menos um). Todos os exercícios de avaliação são realizados em sala de aula, em caso de não comparência em aulas de avaliação os alunos terão zero valores nessa avaliação. Os trabalhos são de defesa obrigatória. Nas épocas final de recurso e especial, a avaliação será orientada pelos mesmos objetivos e baseia-se num exame (100%), integrando a componente teórica e a componente prática da unidade curricular.


