Skip to main content

ISLA Santarém 14745

Fundamentos de Contabilidade

Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular introduz os conceitos fundamentais da contabilidade financeira, de acordo com os normativos contabilísticos aplicáveis em Portugal. Trata-se de uma unidade curricular introdutória, a partir da qual os discentes irão ficar capacitados para o registo digráfico das operações contabilísticas básicas.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução 2. O Património da empresa. 3. Planeamento e organização contabilística (circuito documental) 4. O Sistema de Normalização Contabilística (SNC) 4.1. Evolução do pensamento contabilístico 4.2. Entidades abrangidas 4.3. A informação financeira e respetivas demonstrações 4.4. Bases para apresentação das demonstrações financeiras 4.5. Modelos de demonstrações financeiras 5. Movimentação das contas 5.1. Reconhecimento 5.2. Regras de movimentação 5.3. Código de contas 5.4. A fiscalidade na contabilidade 5.5. Sistemas de inventários 5.6. Contabilização e Apuramento do IVA 5.7. Mapas de amortizações 5.8. O balancete 5.9. Demonstração de Resultados 6. Trabalhos de final de exercício 6.1. Apuramento de resultados 6.2. Impostos sobre o rendimento 6.3. Balanço da empresa 6.4. Elaboração das demonstrações financeiras
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: O1. Enquadrar a contabilidade como fonte de informação para a gestão das empresas e para os agentes económicos com os quais se relacionam na sua atividade, atendendo à evolução da estrutura conceptual. O2. Dar a conhecer os principais conceitos, factos e mapas contabilísticos. O3. Capacitar os estudantes para o registo de operações com vista à produção e análise de demonstrações financeiras, de acordo com o normativo aplicável. No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: C1. Enquadrar o pensamento contabilístico: enquadramento teórico e evolução até à atual estrutura conceptual; C2. Distinguir os principais conceitos, factos e mapas contabilísticos; C3. Registar corretamente as operações relacionadas com a(s) atividade(s) da empresa, atendendo ao cumprimento de obrigações fiscais e administrativas; C4. Interpretar as principais demonstrações financeiras.
  • BibliografiaBibliography
    Costa, Carlos B. & Alves, Gabriel C, (2021). Contabilidade Financeira, 10ª edição, Rei dos Livros. Lourenço, Isabel Costa; Morais, Ana Isabel; & Lopes, Ana Isabel (2020). Fundamentos de Contabilidade Financeira Teoria e Casos (3ª Edição). Edições Silabo. Menezes, Carlos A. (2023). SNC - Sistema de Normalização Contabilística.Editora Almedina. Rodrigues, João (2024). Sistema de Normalização Contabilística Explicado, 9ª edição, Porto Editora, Legislação nacional sobre Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro. Legislação comunitária e internacional sobre Normas Internacionais de Contabilidade.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Método expositivo para a transmissão dos conhecimentos fundamentais sobre os conteúdos propostos. Utilização do método interrogativo para suscitar a participação dos estudantes na resolução de exercícios propostos pelo docente. 2. Prática simulada: Baseadas nas estratégias de aula invertida Serão disponibilizados antes das sessões vídeos e/ou documentos ilustrando situações práticas. Nas aulas os estudantes realizam em contexto prático exercícios, com recurso a software informático de contabilidade. Complementarmente analisam e discutem os resultados dos “case studies” que lhes são apresentados pelo docente. Autónomo: 3. Visualização dos materiais disponibilizados pelo docente. Resolução de exercícios adicionais práticos propostos pelo docente. O docente dá feedback sobre o desenvolvimento dos exercícios propostos presencialmente em contexto de sala de aula ou através da plataforma de apoio ao ensino/aprendizagem Moodle.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação curricular (contínua):

    1. Teste intermédio (individual).

    2. Portfólio de Exercícios práticos (individuais). Com recurso a software de contabilidade.

    3. Teste teórico/pratico (individual).

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = A1*0,3+ A2*0,3+A3*0,4.

    Avaliação final ou em época de recurso/especial [A]:

    Hipótese 1:

    A2. Portfólio de Exercícios práticos (individuais). O estudante realizou os exercícios nos quais obtive avaliação positiva: mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A1. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da formula [A]=A2*0,3+A1*0,7.

    Hipótese 2:

    O estudante não realizou os exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.

    Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.