ISLA Santarém 194
Estatística
-
ApresentaçãoPresentationA UC de Estatística visa introduzir os princípios fundamentais da análise de dados e da teoria de probabilidades, fornecendo uma base sólida para a aplicação de métodos estatísticos em diferentes áreas de estudo. Esta disciplina é essencial para a compreensão e interpretação de dados, auxiliando na tomada de decisões informadas com base em evidências quantitativas. O conhecimento estatístico é crucial em muitas áreas onde a análise de dados desempenha um papel cada vez mais relevante, em particular, nas áreas de ciências sociais, economia, engenharia, ciências da saúde e tecnologia, como é o caso da Licenciatura em Gestão de Processos e Operações Empresariais. Fomenta-se o pensamento crítico e analítico do estudante com aplicações práticas de forma a contribuir positivamente para o futuro académico e profissional do mesmo.
-
ProgramaProgramme1. Estatística descritiva 1.1. Conceitos básicos: população, indivíduo, atributo, modalidades e amostra 1.2. Escalas de medida de dados estatísticos 1.3. Frequências absolutas e relativas 1.4. Frequências acumuladas 1.5. Medidas de localização 1.6. Medidas de dispersão: variância e desvio padrão 1.7. Medidas de assimetria e curtose 2. Teoria de probabilidades 2.1. Conceitos básicos 2.2. Axiomas de probabilidades 2.3. Probabilidades condicionadas 2.4. Acontecimentos independentes 2.5. Regras multiplicativas e aditivas 3. Variáveis Aleatórias 3.1. Variáveis aleatórias discretas: função de probabilidade, função de distribuição 3.2. Variáveis aleatórias absolutamente contínuas: função densidade de probabilidade, função de distribuição 3.3. Parâmetros de variáveis aleatórias: Esperança matemática, variância e desvio padrão 3.5. Variáveis aleatórias independentes 4. Distribuições de probabilidade 4.1. Distribuições discretas 4.2. Distribuições contínuas
-
ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Apresentar os principais conceitos de estatística descritiva, probabilidades e de funções estatísticas; O2. Dar a conhecer métodos de cálculo de probabilidades e a sua aplicação prática na tomada de decisão; O3. Resumir e interpretar dados univariados e bivariados usando software de análise estatística; O4. Ler e interpretar corretamente documentos que façam uso da linguagem probabilística e estatística básica; O5. Formular problemas práticos e expressar situações práticas usando a linguagem da teoria de probabilidades e da estatística. No final da UC os estudantes deverão estar aptos a: C1. Analisar dados aplicando metodologias de estatística descritiva usando software de análise estatística; C2. Expressar situações de incerteza relevantes para a tomada de decisão usando a linguagem probabilística e estatística; C3. Utilizar software de análise estatística, como o SPSS e o R Commander, e interpretar os outputs resultantes da aplicação de métodos de estatística descritiva.
-
BibliografiaBibliographyDoane, D., Seward, L. (2014) Estatística Aplicada à Administração e à Economia. 4.ª Edição, AMGH Editora, Ltda. Fidell, L., Tabachnick, B. (2019). Using Multivariate Statistics. 7th Edition, Pearson. Maroco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics. 8.ª Edição, ReportNumber. Reis, E. (2018). Estatística Descritiva. 7.ª Edição revista e corrigida, Edições Síbabo. Reis, E. et al. (2015). Estatística Aplicada 1. Volume 1, 6.ª Edição revista e aumentada, Edições Sílabo. Robalo, A. (2017). Estatística: Exercícios, Volume I - Probabilidades e variáveis aleatórias. 6.ª Edição, Edições Sílabo.
-
MetodologiaMethodologyAs aulas abordarão os conceitos dos diferentes temas para, posteriormente, mostrar a sua aplicação prática, com uma série de exercícios dentro e fora da sala de aula induzindo a participação ativa e autónoma dos estudantes. Para o efeito prevê-se a utilização do método expositivo para introduzir os conceitos e estruturar o raciocínio e do método interrogativo para a avaliação da aprendizagem, na vertente teórica de cada capítulo. No que respeita à vertente prática, prevê-se a utilização do método demonstrativo para a exemplificação prática dos conteúdos e ainda de métodos ativos, participativos e autónomos para fazer a interligação com a experiência de cada um. Em síntese: (1) Metodologia Expositiva e Interrogativa - ensino participativo, recorrendo sempre que necessário a estratégias de Motivação e a (2) Metodologias Pedagógicas Ativas como Aula Invertida, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Época Normal - Avaliação curricular (contínua) (*): O estudante constrói um portfólio com base nas atividades de avaliação ativa desenvolvidas ao longo do semestre e realiza dois testes de avaliação individual. O estudante aprova se a classificação final for superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores. A classificação final é calculada pela fórmula Classificação Final = 0.3*P+0.35*T1+0.35*T2, onde P, T1 e T2 denotam, respetivamente, as notas no portfólio e nos testes de avaliação individual.
(*) A realizar no decorrer do semestre.
Época Normal - Avaliação final: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.
Épocas de Recurso e Especial: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.
Descrição
Data
Ponderação
Portfólio
Consultar Moodle, consoante a turma.
30%
Teste 1
13-11-2025
35%
Teste 2
08-01-2026 35% Exames
A agendar pelos serviços. 100%


