ISLA Santarém 194
Estatística
Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
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ApresentaçãoPresentationA UC de Estatística visa introduzir os princípios fundamentais da análise de dados e da teoria de probabilidades, fornecendo uma base sólida para a aplicação de métodos estatísticos em diferentes áreas de estudo. Esta disciplina é essencial para a compreensão e interpretação de dados, auxiliando na tomada de decisões informadas com base em evidências quantitativas. O conhecimento estatístico é crucial em muitas áreas onde a análise de dados desempenha um papel cada vez mais relevante, em particular, nas áreas de ciências sociais, economia, engenharia, ciências da saúde e tecnologia, como é o caso da Licenciatura em Informática de Gestão. Fomenta-se o pensamento crítico e analítico do estudante com aplicações práticas de forma a contribuir positivamente para o futuro académico e profissional do mesmo.
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ProgramaProgramme1. Estatística descritiva: Conceitos básicos: população, atributo, modalidades e amostra. Escalas de medida de dados estatísticos. Frequências absolutas e relativas. Frequências acumuladas. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Medidas de assimetria e curtose. 2. Teoria de probabilidades: Conceitos básicos. Axiomas das probabilidades. Probabilidades condicionadas. Acontecimentos independentes. Regras multiplicativas e aditivas. 3. Variáveis Aleatórias: Variáveis aleatórias discretas: função de probabilidade, função de distribuição. Variáveis aleatórias absolutamente contínuas: função densidade de probabilidade, função de distribuição. Esperança matemática. Variância e desvio padrão. Variáveis aleatórias independentes. 4. Distribuições de probabilidade: Distribuições discretas. Distribuições contínuas.
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ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Dotar os estudantes dos conhecimentos que lhes permitam analisar dados aplicando as metodologias da estatística descritiva. O2. Apresentar os conceitos fundamentais sobre a teoria das probabilidades. O3. Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a linguagem das probabilidades e da estatística. Competências: C1. Ler e interpretar corretamente documentos que façam uso da linguagem estatística básica. C2. Formular problemas práticos e expressar situações práticas usando a linguagem da teoria das probabilidades e da estatística. C3. Ler e interpretar corretamente documentos que façam uso da linguagem probabilística e estatística. C4. Formular problemas práticos e expressar situações práticas usando a linguagem da teoria das probabilidades e da estatística. C5. Utilizar o software SPSS e interpretar os outputs resultantes da aplicação de métodos de estatística descritiva.
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BibliografiaBibliographyMarôco, João (2021). Análise Estatística com SPSS, ReportNumber. Schiefer, H., & Schiefer, F. (2021). Statistics for Engineers: An Introduction with Examples from Practice. Springer Nature. Devore, J. L., Berk, K. N., & Carlton, M. A. (2021). Modern mathematical statistics with applications. 3rd edition. New York: Springer. Rhinehart, R. R., & Bethea, R. M. (2022). Applied Engineering Statistics. CRC Press. Gupta, B. C., Guttman, I., & Jayalath, K. P. (2020). Statistics and probability with applications for engineers and scientists. Wiley.
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MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Metodologia expositiva: Apresentação dos conceitos e ferramentas. 2. Metodologias ativas: Apresentação, discussão e interpretação de enunciados. 3. Prática: resolução dos exercícios por parte dos estudantes com discussão coletiva e individualizada das questões que o problema suscita na sua resolução. Autónoma: 4. Estudo e resolução de exercícios/problemas adicionais propostos pelo docente. O docente dá feedback sobre os resultados obtidos pelo estudante na resolução dos exercícios.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Avaliação Curricular (contínua):
A1. Portfólio de exercícios resolvidos em aula.
A2. Teste intermédio - individual.
A3. Teste intermédio – individual.
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = A1*0,2+ A2*0,4+A3*0,4.
O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação Final (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.
Avaliação em Época de Recurso e Época Especial (A):
O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e fica aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


