ISLA Santarém 7341
Engenharia de Software
Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (ISLA Santarém)
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ApresentaçãoPresentationA Engenharia de Software ensina o desenho, escrita de código e testes, e manutenção de programas que têm um propósito de resolver problemas complexos com soluções eficientes e seguras. Todas as unidades curriculares anteriores tem um maior foco na sintaxe e técnicas de programação enquanto nesta unidade curricular os alunos aprendem as técnicas de de desenhar e desenvolver software de uma forma eficiente, legível, modular e escalável. Esta unidade curricular é essencial para desenvolver as capacidades de desenho e programação que os alunos vão enfrentar no mercado de trabalho.
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ProgramaProgramme1. Conceitos fundamentais da engenharia de software - Processo de desenvolvimento - Problemática do desenvolvimento de software 2. Engenharia de requisitos - Em que consiste a engenharia de requisitos - Importância da engenharia de requisitos - O processo da engenharia de requisitos 3. Modelação de sistemas - Conceitos e princípios da modelação de sistemas - Análise orientada para objetos - Princípios da modelação orientada para objetos 4. Desenho de software - Conceitos e princípios fundamentais - Desenho arquitetural - Desenho orientado para objetos - Princípios e técnicas - Ferramentas de suporte ao processo 5. Testes de software
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ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Apresentar noções sobre a Engenharia de Software. O2. Identificar os processos, técnicas e resultados associados à engenharia de requisitos. O3. Apresentar as técnicas de desenho e construção de software e os processos de desenho. Competências: C1. Utilizar alguns dos principais modelos de desenvolvimento de software. C2. Utilizar as técnicas para planeamento de testes de software. C3. Identificar os requisitos de segurança no desenvolvimento de software. C4. Modelar sistemas de software que solucionem problemas concretos.
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BibliografiaBibliographySethi, R. (2022). Software Engineering: Basic Principles and Best Practices. Cambridge University Press. Farley, D. (2022). Modern Software Engineering: Doing What Works to Build Better Software Faster. Addison-Wesley Professional. Tsui, F., Karam, O., & Bernal, B. (2022). Essentials of software engineering. Jones & Bartlett Learning. Foster, E., & Towle Jr, B. (2021). Software engineering: a methodical approach. Auerbach Publications.
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MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Método expositivo: apresentação de cada um dos tópicos dos conteúdos. 2. Aplicação prática através de exercícios orientados para a consolidação dos conhecimentos. 3. Prática laboratorial: baseada na metodologia Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) visando encontrar solução para problemas identificados pelos estudantes ou propostos pelo docente. Autónomo: 4. Pesquisa orientada proposta pelo docente. O docente dá feedback sobre o desenvolvimento do problema abordado na prática laboratorial presencialmente e/ou através da plataforma de apoio ao ensino/aprendizagem Moodle.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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Avaliação *Evaluation *Avaliação Curricular (contínua): A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. A2. Trabalho prático (relatório e projeto). A3. Teste final prático. A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,1*A1+0,4*A2+ 0,5* A3. O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores. Avaliação Final ou em Época de Recurso ou Época Especial (A): Hipótese 1: A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante realizou os exercícios e obteve classificação positiva: mantêm a nota que será considerada nestas épocas de avaliação. A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação. A3. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação. A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua). Hipótese 2: O estudante não realizou trabalhos/exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual. Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


