ISLA Santarém 15868
E-Marketing e Comércio Eletrónico
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular visa proporcionar aos alunos uma aprendizagem dos aspetos fundamentais do marketing digital, bem como desenvolver competências de formulação e implementação de estratégias de marketing digital.
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ProgramaProgramme1. Comércio eletrónico – caracterização, evolução histórica e situação atual 2. O negócio eletrónico – impacto organizacional, a economia em rede 3. Modelos de negócio eletrónico no contexto da Web 3.0 4. A reengenharia e-business dos processos de negócio – a automatização do back-office 5. O plano de negócios do e-business 6. O negócio móvel – caracterização, aplicações principais, a mobilidade 7. E-marketing – o novo paradigma 8. Estratégias de e-marketing – ferramentas e aplicações 9. O e-mail marketing – características principais, estratégias e implementação 10. O social media marketing – importância atual e ferramentas principais 11. Inteligência artificial no marketing digital
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: O1. Apresentar a evolução histórica do comércio eletrónico; O2. Conhecer o contexto atual do comércio eletrónico e do e-marketing; O3. Apresentar os modelos de comércio eletrónico; O4. Discutir as consequências para as empresas que querem participar neste novo canal de relacionamento com os clientes e em particular no que se refere ao negócio móvel; O5. Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam desenvolver um plano de negócio para implementar o comércio eletrónico; No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1. Demonstrar competências para o desenvolvimento de uma estratégia de e-marketing; C2. Elaborar um plano de negócio para a implementação do comércio eletrónico.
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BibliografiaBibliographyChaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing (8th ed.). Pearson. Gouveia, M. (2022). Marketing Digital - O guia completo. Ideias de Ler. Kingsnorth, Simon (2022). Digital Marketing Strategy - An Integrated Approach to Online Marketing. KOGAN PAGE LTD Wu, Michael (2024). Advanced Digital Marketing Strategies for Ecommerce: 9 Mini Master Classes to Drive Sales, Build Loyalty, and Achieve Rapid Growth (Social Media), SEO, Facebook Ads, CRO, Email Marketing, and more). Lighthouse Media & Publications Inc
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MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Métodos expositivo e interrogativo: apresentação e exploração dos conteúdos. 2. Aplicação prática através de exercícios orientados para a consolidação dos conhecimentos. 3. Prática baseada na metodologia Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) visando encontrar solução para problemas identificados pelos estudantes ou propostos pelo docente. Autónomo: 4. Pesquisa orientada proposta pelo docente visando consolidar as temáticas em estudo e fornecendo inputs para o trabalho prático desenvolvido pelos estudantes. O docente dá feedback sobre o desenvolvimento do problema abordado na prática laboratorial, presencialmente ou através da plataforma Moodle.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Avaliação Curricular (contínua):
A1. Trabalho em aula (individual).
A2. Trabalho prático (grupo).
A3. Teste teórico/prático – no final do semestre (individual).
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = A1*0,2+A2*03+A3*0,5.
O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação Final ou em Época de Recurso ou Época Especial (A):
Hipótese 1:
A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.
A1. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.
A classificação final é calculada através da seguinte formula: A1*0,6+A2*0,4.
Hipótese 2:
O estudantes não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.
Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


