ISLA Santarém 16947
Desenvolvimento de Aplicações Móveis
Engenharia de Tecnologias e Sistemas Web (M) (ISLA Santarém)
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ApresentaçãoPresentation
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ProgramaProgramme1-Introdução ao desenvolvimento mobile 2-Desenvolvimento em ambiente Android 2.1-Desenvolvimento de aplicações nativa 2.2-Aplicações com base de dados e outro tipo de persistência 2.3-Aplicações com uso de internet, web, e dados online/webservices 2.4-Aplicações com multimédia e gráficos. 2.5-Aplicações com mapas e localização. 3-Desenvolvimento em ambiente IOS 3.1-Desenvolvimento nativo 3.2-Aplicações com base de dados e dados online/webservices 4-Desenvolvimento nativo multiplataforma 5-Aplicações Web mobile e Híbridas
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ObjectivosObjectivesApresentar os conceitos associados ao desenvolvimento de aplicações móveis, com foco em aplicações nativas para Android e IOS com tecnologias nativas; Proporcionar conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento nativo multiplataforma e ainda aplicações web mobile e híbridas. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: Conhecer os principais ambientes de desenvolvimento mobile; Caracterizar e distinguir aplicações web mobile, híbridas e nativas; Conceber e desenvolver aplicações nativas para Android; Desenvolver aplicações nativas para IOS; Usar frameworks para o desenvolvimento nativo multiplataforma; - Desenvolver aplicações web mobile e híbridas utilizando tecnologias web; - Publicar uma aplicação móvel.
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BibliografiaBibliographyApple Inc. (2024). Apple Developer Documentation. https://developer.apple.com/documentation Google LLC. (2024). Android Developers: Official Documentation and SDK. https://developer.android.com Griffiths, D., & Griffiths, D. (2024). Head First Android Development (3rd ed.): A Brain-Friendly Guide. O’Reilly Media. Payload Media, Inc. (2024). Android Studio Koala Essentials - Java Edition: Developing Android Apps using Android Studio 2024.1.2 and Java. Payload Media. Smyth, N. (2024). iOS 17 App Development Essentials: Develop iOS apps using Xcode 15, Swift 6 and SwiftUI. The Pragmatic Programmers. Sommerhoff, Peter (2024). Kotlin for android app development. Pearson Education (US)
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MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino utiliza a exposição de cada tópico dos conteúdos, passando de seguida, à aplicação prática através de exercícios e trabalhos, uma vez que, esta unidade curricular é essencialmente de prática laboratorial utilizando-se sobretudo a metodologia Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP).
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Avaliação contínua:
- Trabalho prático (Relatório (20%) e projeto (80%).
Avaliação final:
Todos os estudantes que não tenham concluído com sucesso a avaliação contínua podem realizar um exame final prático (100%) na época de avaliação definida pela instituição.


