Skip to main content

ISLA Santarém 17675

Contabilidade e Auditoria

Gestão de Empresas (M) (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    Aborda a relevância da informação contabilística, o papel do auditor e análise de demonstrações financeiras, permitindo aos estudantes analisar rácios económicos e compreender interações entre contabilidade e auditoria. 
  • ProgramaProgramme
    1. A contabilidade e a empresa 2. Sistema de Normalização Contabilística 3. Auditoria financeira 4. Estudo das contas e sua auditoria 5. Estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras 6. Demonstração de Fluxos de Caixa 7. Políticas contabilísticas, alterações nas estimativas contabilísticas e erros 8. Análise da situação económico-financeira da empresa através do relato financeiro
  • ObjectivosObjectives
    O1. Dar a conhecer a relevância da informação proporcionada pelo sistema de contabilidade instituído nas empresas; O2. Evidenciar a importância do papel do auditor, quer para a própria empresa, quer para os utilizadores da informação contida nas demonstrações financeiras; O3. Identificar o trabalho de auditoria a realizar sobre as diversas classes de contas, qual o objetivo deste trabalho e o seu reflexo nos relatórios de auditoria; O4. Obter e interpretar rácios a partir do relato financeiro. No final da unidade curricular os estudantes deverão estar aptos a: C1. Analisar as Demonstrações Financeiras de uma empresa; C2. Compreender os conceitos e procedimentos fundamentais da interação entre a contabilidade e a auditoria; C3. Reconhecer os instrumentos de análise e diagnóstico económico-financeiro com base no relatório e contas de uma empresa.
  • BibliografiaBibliography
    Batista da Costa, Carlos (2023). Auditoria Financeira: Teoria e Prática. Rei dos livros, Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro - Legislação Normas Internacionais de Contabilidade.- Legislação. Rodrigues, J. (2021). Sistema de Normalização Contabilística, Explicado – Porto Editora
  • MetodologiaMethodology
    1. Método expositivo para a transmissão dos conhecimentos essenciais 2. Metodologias ativas através das quais os estudantes realizam exercícios e analisam e discutem estudos de casos que lhes são apresentados pela docente.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação curricular será concretizada através de um exercício prático (50%) e um teste teórico (50%). A avaliação final compreende a realização de um teste escrito (100%).