ISLA Santarém 499
Contabilidade Analítica e de Gestão
Gestão de Processos e Operações Empresariais
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular reconhece a importância da contabilidade analítica como sistema de informação, identifica modelos e objetivos, tipos de gastos e componentes do custo de produção, formas de imputação e sistemas de contas, aplicando sistemas monistas e dualistas e diferentes métodos de custeio a casos concretos e interpretando a informação de custos para apoio à decisão.
-
ProgramaProgramme1. Enquadramento da contabilidade analítica 1.1 Âmbito e objetivos da contabilidade analítica 1.2 Enquadramento normativo da contabilidade analítica 2. Os custos. Análise e relação com os resultados 2.1 Conceito de custos/gastos e sua diferenciação dos conceitos de perda, despesa e pagamento 2.2 Custo dos seus objetos 2.3 Classificação de custos segundo o seu objetivo 2.4 Formação do custo dos produtos e serviços 3. Análise, contabilização e controlo dos elementos do custo total 3.1 Matérias-primas 3.2 Mão-de-obra direta 3.3 Gastos gerais de fabrico 3.4 Gastos não industriais 4. Os sistemas de articulação contabilística e a determinação do custo dos produtos 4.1 Sistemas de articulação contabilística: sistemas monistas versus sistemas dualistas 4.2 Método de cálculo de custos 5. Os sistemas de custeio 5.1 Sistema total ou de absorção 5.2 Custeio variável 5.3 Custeio racional
-
ObjectivosObjectivesO1. Reconhecer a importância da contabilidade analítica como sistema de informação; O2. Identificar os modelos e objetivos da contabilidade analítica; O3. Apresentar os diferentes tipos de gastos; O4. Apresentar os componentes do custo de produção; O5. Identificar as formas de imputação e base de repartição dos gastos gerais de fabrico; O6. Caracterizar os sistemas de contas existentes; O7. Aplicar os sistemas monistas e dualistas a casos concretos; O8. Distinguir o método direto do método indireto no apuramento do custo de produção e interpretar a informação proporcionada por cada um dos métodos; O9. Caracterizar os vários sistemas de custeio; No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de; C1. Caracterizar os diferentes tipos de gastos; C2. Caracterizar as formas de imputação e base de repartição dos gastos gerais de fabrico; C3. Aplicar cada um dos sistemas de custeio e saber interpretar as diferenças de resultados pela utilização alternativa de cada um deles.
-
BibliografiaBibliographyCaiado, António Pires (2020), Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora. Coelho, Maria-Hélder Martins (2019). Contabilidade Analítica Cálculo e análise de custos para a gestão. Vida Económica Drury, J.C. (2023), Management and Cost Accounting, International Thompson Business Press. Martins, Maria Manuela (2023). Contabilidade de Gestão Casos Práticos.Editora d'Ideias
-
MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Aulas teórico práticas centradas em resolução de problemas/casos em pequenos grupos, com discussão plenária e síntese pelo docente (metodologias ativas). 2. Utilização regular de pequenos testes formativos escritos (em papel ou plataforma) com feedback imediato. Autónomo: 3. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas e conteúdos abordados e desenvolvimento de trabalho complementar.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
A avaliação contínua é realizada em dois momentos de avaliação, constituídos por um teste escrito individual (50%) e um trabalho de aplicação prática (50%).
Os estudantes que não obtiverem aprovação, ou não se tenham submetido, à avaliação contínua, são sujeitos à avaliação final concretizada através de exame (100%).


