ISLA Santarém 499
Contabilidade Analítica e de Gestão
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ApresentaçãoPresentationA Contabilidade Analítica e de Gestão constitui uma parte fundamental do sistema global de informação das empresas e das entidades sem fins lucrativos. Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes compreendam a terminologia, instrumentos e técnicas da Contabilidade de Custos que permitam a sua implementação e operacionalização. Promover-se-á a formulação dos problemas e análise dos resultados dos mesmos.
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ProgramaProgramme1. Enquadramento da contabilidade analítica 1.1 Âmbito e objetivos da contabilidade analítica 1.2 Enquadramento normativo da contabilidade analítica 2. Os custos. Análise e relação com os resultados 2.1 Conceito de custos/gastos e sua diferenciação dos conceitos de perda, despesa e pagamento 2.2 Custo dos seus objetos 2.3 Classificação de custos segundo o seu objetivo 2.4 Formação do custo dos produtos e serviços 3. Análise, contabilização e controlo dos elementos do custo total 3.1 Matérias-primas 3.2 Mão-de-obra direta 3.3 Gastos gerais de fabrico 3.4 Gastos não industriais 4. Os sistemas de articulação contabilística e a determinação do custo dos produtos 4.1 Sistemas de articulação contabilística: sistemas monistas versus sistemas dualistas 4.2 Método de cálculo de custos 5. Os sistemas de custeio 5.1 Sistema total ou de absorção 5.2 Custeio variável 5.3 Custeio racional
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ObjectivosObjectivesO1. Reconhecer a importância da contabilidade analítica como sistema de informação; O2. Identificar os modelos e objetivos da contabilidade analítica; O3. Apresentar os diferentes tipos de gastos; O4. Apresentar os componentes do custo de produção; O5. Identificar as formas de imputação e base de repartição dos gastos gerais de fabrico; O6. Caracterizar os sistemas de contas existentes; O7. Aplicar os sistemas monistas e dualistas a casos concretos; O8. Distinguir o método direto do método indireto no apuramento do custo de produção e interpretar a informação proporcionada por cada um dos métodos; O9. Caracterizar os vários sistemas de custeio; Competências: C1. Caracterizar os diferentes tipos de gastos; C2. Caracterizar as formas de imputação e base de repartição dos gastos gerais de fabrico; C3. Aplicar cada um dos sistemas de custeio e saber interpretar as diferenças de resultados pela utilização alternativa de cada um deles
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BibliografiaBibliographyCaiado, António Pires (2020), Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora. Coelho, Maria-Hélder Martins (2019). Contabilidade Analítica Cálculo e análise de custos para a gestão. Vida Económica Drury, J.C. (2023), Management and Cost Accounting, International Thompson Business Press. Martins, Maria Manuela (2023). Contabilidade de Gestão Casos Práticos.Editora d'Ideias
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MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Método expositivo para a transmissão dos conhecimentos fundamentais sobre os conteúdos propostos. Utilização do método interrogativo para suscitar a participação dos estudantes na resolução de exercícios propostos pelo docente. 2. Método interrogativo para aprofundar conhecimentos. 3. Prática simulada: Estudantes realizam em contexto prático exercícios, propostos pelo docente e, complementarmente analisam e discutem os resultados dos “case studies” que lhes são apresentados pelo docente. Autónomo: 4. Pesquisa complementar e visualização dos materiais disponibilizados pelo docente. Resolução de exercícios adicionais propostos pelo docente. O docente dá feedback sobre o desenvolvimento dos exercícios propostos em contexto de sala aula ou através da plataforma Moodle
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Avaliação curricular (contínua):
1. Teste intermédio (individual).
2. Portfólio de Exercícios práticos (individuais). Com recurso a software de contabilidade.
3. Teste teórico/pratico (individual).
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = A1*0,3+ A2*0,3+A3*0,4.
Avaliação final ou em época de recurso/especial [A]:
Hipótese 1:
A2. Portfólio de Exercícios práticos (individuais). O estudante realizou os exercícios nos quais obtiveram avaliação positiva: mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.
A1. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.
A classificação final é calculada através da formula [A]=A2*0,3+A1*0,7.
Hipótese 2:
O estudante não realizou os exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.
Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


