ISLA Santarém 3440
Conceção e Gestão da Formação
Gestão de Recursos Humanos (ISLA-Santarém)
-
ApresentaçãoPresentationA unidade promove a reflexão sobre a formação como instrumento estratégico de desenvolvimento dos recursos humanos, capacitando os estudantes para identificar necessidades formativas, conceber, implementar e avaliar planos de formação, selecionar métodos pedagógicos adequados e monitorizar e avaliar a qualidade e eficácia das ações formativas.
-
ProgramaProgramme1.A formação profissional e as organizações 1.1 Enquadramento do processo de formação nas organizações 1.2.Formação como instrumento estratégico de gestão 1.3.Legislação 2.Formação profissional – conceitos básicos 2.1.Finalidades e objetivos 2.2.Modalidades 2.3Terminologia 3.Gestão operacional da formação 3.1Diagnóstico de necessidades de formação 3.2Planificação e conceção da formação 3.3 Realização de programas de formação 3.4Avaliação dos resultados da formação – momentos, níveis e respetivos instrumentos de avaliação. 4.O formador e o contexto onde se desenvolve a formação 4.1.Teorias e processos de aprendizagem na formação de adultos 4.2.Boas-práticas na utilização de metodologias e técnicas de pedagógicas 4.3Comunicação e animação de grupos na formação de adultos 4.4Técnicas de utilização dos equipamentos de formação. 5.A formação em contexto não presencial e os novos papéis do formador 5.1O e-formador e o e-moderador 5.2Princípios básicos da e-moderação e do e-formador
-
ObjectivosObjectivesO1. A unidade curricular tem como principal objetivo possibilitar ao estudante momentos de discussão e reflexão sobre o papel da formação como instrumento estratégico no desenvolvimento dos recursos humanos nas organizações. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1. Conceber, implementar e avaliar intervenções formativas; C2. Aplicar as metodologias e técnicas de identificação de necessidades formativas C3. Operacionalizar planos de formação e definir objetivos formativos; C4. Planear e mobilizar os recursos necessários à execução da formação; C5. Caracterizar os vários métodos e técnicas pedagógicas, descrevendo as principais vantagens, limites e contextos de utilização dos mesmos; C6. Acompanhar o desenrolar do processo formativo e proceder a ajustamentos; C7. Avaliar a qualidade e a eficácia da formação aos diversos níveis, recorrendo a diversos métodos, técnicas e instrumentos.
-
BibliografiaBibliographyBlanchard, P. N., & Thacker, J. W. (2019). Effective Training: Systems, Strategies, and Practices (6th ed.). Pearson. Cardim, J. (2012) Gestão da Formação nas Organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações. Lidel. Miller, K., & Wood, R. (2023). Managing Training and Development (9th ed.). Oxford University Press Southern Africa. Noe, R. A. (2020). Employee training and development (8th ed.). New York, NY: McGraw Hill Education. Picado, Luís & Lopes, Albino (2010). Conceção e Gestão da Formação Profissional Contínua, Edições Pedago.
-
MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Aulas teórico práticas com breves exposições seguidas de resolução individual de exercícios, análise de mini casos e pequenos testes formativos. 2. Aprendizagem baseada em casos de estudo. 3. Realização de sessões práticas com simulações e role plays que reproduzem situações autênticas ligadas à unidade curricular, preparando diretamente para a simulação avaliativa. Trabalho autónomo: 4. Estudo autónomo orientado (leituras, fichas de trabalho, quizzes) para consolidação conceptual e capacidade de aplicação individual.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
A avaliação curricular será concretizada do seguinte modo:
- Teste individual (50%),
- Trabalho de grupo (30%)
- Simulação (20%).Em época de exame recurso/especial, será realizado um exame, o qual valerá 100% da nota final.


