Skip to main content

ISLA Santarém 1792

Bases de Dados

Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    .As Bases de Dados fazem parte dos Sistemas de Informação e são utilizadas na maioria das aplicações informáticas que utilizamos diariamente. Adicionalmente, o valor de atribuímos aos dados é cada vez maior e as decisões são cada vez mais conduzidas pela análise aos dados armazenados. A UC de Bases de Dados tem como objetivo dotar o estudante do conhecimento fundamental de como armazenar os dados de forma estruturada, sem redundância e realizar o processamento dos dados, para obter informação. A compreensão sobre estes conceitos permite definir sobre como estruturar os dados, de modo a orientar o desenvolvimento de uma aplicação.
  • ProgramaProgramme
    1. Conceitos básicos sobre bases de dados: Sistema de Ficheiros vs. SGBD. Sistemas de gestão de base de dados. Modelos de bases de dados. Transações. Desempenho e escalabilidade. Acesso e segurança dos dados. 2. Conceção de bases de dados relacionais: Modelo entidade-relação. A teoria da normalização. 3. Algebra relational: SQL - Structured Query Language. Instruções de Manipulação de Dados (DML). Instruções de Definição de Estrutura (DDL). Criação e Manipulação de Vistas. Criação e Manipulação de Índices. 5. Linguagens de interrogação de bases de dados: T-SQL e PL-SQL. 6. Bases de dados NoSQL: ACID e BASE. Desenho e Implementação. 7. Aplicações de bases de dados. 8. Ferramentas de desenvolvimento de bases de dados.
  • ObjectivosObjectives
    O1. Dotar os estudantes dos conhecimentos ao nível dos conceitos, métodos e técnicas fundamentais no domínio das bases de dados. O2. Construir modelos de dados relacional adequado aos requisitos de um sistema de informação, recorrendo às técnicas de desenho conceptual e lógico de uma base de dados. O2 Explorar as potencialidades de um sistema de gestão de bases de dados (SGBD). O3 Explorar bases de dados NoSQL. Competências: C1. Projetar sistemas de bases de dados adequados às necessidades e aos objetivos da gestão das organizações. C2. Criar base de dados implementando os mecanismos necessários à integridade dos dados. C3. Utilizar de forma adequada as operações de extração de informação e de interrogação de uma base de dados. C4. Utilizar os mecanismos de gestão de bases de dados, tendo em atenção as questões de exploração (segurança, concorrência).
  • BibliografiaBibliography
    Gouveia, F. (2021). Fundamentos de Bases de Dados. Lisboa: FCA.  Meier, A., & Kaufmann, M. (2023). SQL & NoSQL databases. Springer Fachmedien Wiesbaden.  Elmasri, R & Navathe, B. (2021).Fundamentals of Database Systems, 7th edition. Pearson  Silberschatz, A., Korth, H. F. & Sudarshan, S. (2022). Database System Concept (7th edition). McGrawHill Education.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: Utilização da metodologia de Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) onde cada um dos tópicos estudados seguirá as seguintes fases: a) identificação e definição do problema a resolver. b) Aceder e utilizar informação relevante para a resolução do problema. c) Resolução do problema. d) Apresentação do resultado e análise critica. Autónoma: Resolução de exercícios adicionais propostos pelo docente. O docente dá feedback sobre os resultados obtidos pelo estudante na resolução dos problemas propostos, presencialmente em contexto de sala de aula ou através da plataforma Moodle.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação Curricular (contínua):

    A1. Projeto prático (grupo.

    A2. Teste teórico/prático individual.

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,5*A1+0,5*A2.

    O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.

    Avaliação Final ou em Época de Recurso ou Época Especial (A):

    Hipótese 1:

    A1. Projeto prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A2. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).

    Hipótese 2:

    O estudante não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.

    Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A):

    O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.