Skip to main content

ISLA Santarém 15498

Base de Dados II

Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Base de Dados II é uma componente fundamental de diversas cursos de Tecnologia da Informação incluindo Redes e Sistemas Informáticos, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, dentre outros. O seu principal objetivo é proporcionar ao estudante uma base sólida que envolve instalar, configurar e administrar um servidor de base de dados. Visa também capacitar o estudante a entender como funciona internamente um Sistema de Gerenciamento de Base de Dados (SGBD), incluindo as técnicas utilizadas para gerenciar transações, criar e processar consultas. Além disso, considera que os estudantes sejam capazes de avaliar os mecanismos de gerenciamento de um SGBD. Engloba ainda comparar diferentes estratégias de programação em base de dados relacionais, bem como analisar os benefícios das estruturas físicas de dados e de indexação no processamento de consultas e de transações em um SGBD relacional.
  • ProgramaProgramme
    1. Instalação e configuração do servidor de BD 2. Definição de políticas de segurança 3. Administração de bases de dados 4. Algebra relational 5. SQL ? Structured Query Language 5.1 Instruções de Manipulação de Dados (DML) 5.2 Instruções de Definição de Estrutura (DDL) 5.3 Criação e Manipulação de Views 5.4 Criação e Manipulação de Índices 6. Objetos de bases de dados 6.1 Tables 6.2 Views 6.3 Triggers 6.4 Stored Procedures 7. Programação em SQL
  • ObjectivosObjectives
    .::. Os objetivos da unidade curricular são: O1. Instalar, configurar e administrar um servidor de bases de dados; O2. Definir e aplicar políticas de segurança; O3. Monitorizar ocorrências no servidor de dados; O4. Definir e aplicar estratégias coerentes de cópias de segurança de dados; O5. Criar Bases de Dados num servidor SQL; O6. Definir os objetos da base de dados; O7. Criar, alterar e eliminar tabelas e índices em SQL; O8. Conhecer e aplicar o conceito de transação; O9. Conhecer e aplicar os privilégios e fazer o controlo de acessos. .::. No final da unidade curricular os estudantes deverão estar aptos a: C1. Dominar mecanismos do Sistema para gestão de Base de Dados (SGBD); C2. Dominar técnicas de criação de scripts em Base de Dados relacionais. C3. Dominar técnincas associadas a gestão de transação, criação e processamento de consultas.
  • BibliografiaBibliography
    Damas, Luís (2005). SQL - Structured Query Language. FCA, Editora de Informática. Jobstraibizer, F. (2009). SQL para Profissionais. Universo dos Livros. Magalhães, a. (2012). SQL Server 2012 – Curso Completo. FCA, Editora de Informática. Vieira, Robert (2012). Beginning Microsoft SQL Server 2011 Programming, John Wiley and Sons Ltd.
  • MetodologiaMethodology
    As aulas utilizarão o método expositivo aos conceitos teóricos e o método demonstrativo às práticas dos conteúdos. Será utilizado também o método interrogativo durante a avaliação da aprendizagem por meio de exercícios conceituais e práticos a serem entregues no final de cada aula (presencialmente). Ainda, Metodologias Ativas (Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos) serão aplicados no Projeto de Investigação Científica com apresentação de Seminário Avaliativo. Ademais, a UC possui 4 elementos avaliativos distintos, sendo eles: (a) Trabalhos Intermediários (aula a aula); (b) Projeto Prático; (c) Seminário em Grupo; e (d) Avaliação Teórico/Prática requerendo a participação obrigatória do aluno em todas elas. Assim, os alunos deverão, impreterivelmente, participar nas 4 avaliações para computar sua Nota Final. Em síntese: (1) Metodologia Expositiva e Interrogativa; (2) Metodologias Ativas: Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Época Normal - Avaliação com Trabalhos Intermediários (aula a aula) (*) individualmente atividades de avaliação ativa ( TI - Trabalhos Intermediários - aula a aula) ao longo do semestre. Realiza também dois testes de avaliação individual, sendo eles: Avaliação com Prova Teórico/Prática ( FRE - Frequência ) e Avaliação com Projeto Prático ( PP - contendo todos os conteúdos vistos em aula). Além disso, apresenta um Trabalho Científico: Seminário ( TCS ). O estudante aprova se a classificação final for superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.

    (*) A realizar no decorrer do semestre.

    A classificação final é calculada pela fórmula:

    Classificação Final = 0.2 *(TI) + 0.3 *(FRE) + 0.3 *(PP) + 0.2 *(TCS), conforme descrição na Tabela abaixo.

    Época Normal - Avaliação final: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificaçãos superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.

    Épocas de Recurso e Especial: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    TI - Trabalhos Intermediários (aula a aula)

    Consultar Moodle,
    consoante a turma.

    20%

    FRE - Prova Teórico/Prática (Frequência)

    Consultar Moodle,
    consoante a turma.

    30%

    PP - Projeto Prático

    Consultar Moodle,
    consoante a turma.

    30%

    TCS - Trabalho Científico: Seminário Consultar Moodle,
    consoante a turma.
    20%

    (...)