Skip to main content

ISLA Santarém 26680

Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano

Gestão de Dados e Tecnologias em Saúde (L) (ISLA SANTARÉM)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular insere-se no ciclo de estudos da Licenciatura de Gestão de dados e tecnologias em saúde como uma componente fundamental para a compreensão da estrutura e do funcionamento do corpo humano. Os conhecimentos adquiridos servem de base científica para a recolha, interpretação e gestão de dados biomédicos, apresentando-se como fundamental na interface entre as ciências da saúde e as tecnologias da informação. 
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução à Anatomia e Fisiologia Humana. 2. Organização Celular e Histologia dos Tecidos Básicos. 3. Sistema Tegumentar. 4. Sistema Muscular-esquelético 5. Sistema Nervoso. 6. Sistema Endócrino. 7. Sistema Cardiovascular. 8. Sistema Respiratório. 9. Sistema Digestivo. 10. Sistema Urinário e Sistema Reprodutor.
  • ObjectivosObjectives
    Os objectivos da unidade curricular são: O1. Conhecer a organização dos sistemas do corpo humano mais relevantes para a área da saúde, com foco na estrutura e função do corpo. O2. Identificar e compreender as principais estruturas e funções dos sistemas do corpo humano.
  • BibliografiaBibliography
    Guyton, A. C. & Hall, J. E. (2017). Tratado de Fisiologia Médica. (13th ed.). Rio de Janeiro: Elsevier. Netter, F. H. (2018). Atlas de anatomia humana (7ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier. Standring, S. (2020). Gray’s Anatomy. (42nd ed.). London: Elsevier Churchill Livingstone
  • MetodologiaMethodology
    MET 1. – Metodologia expositiva, interrogativa e ativa para introduzir os conteúdos programáticos e promover a aquisição de competências no conhecimento da anatomia e fisiologia. Recurso à plataforma Moodle para disponibilizar o material de apoio pedagógico. Recurso à plataforma Zoom para lecionar os conteúdos síncronos à distância. MET 2. – Metodologia demostrativa e ativa para explorar e aplicar os conhecimento teórico-práticos da anatomia e fisiologia, com recurso a peças anatómicas, exploração da bibliografia complementar e resolução de fichas de trabalho desenvolvidos em contexto de sala de aula. Recurso à plataforma Moodle para disponibilizar o material de apoio pedagógico.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    20-11-2025

    35%

    Teste de avaliação

    29-01-2026

    35%

    Trabalho de pesquisa

     

    25%

    Atividade colaborativa de aprendizagem (glossário do moodle)   5%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...