ISLA Santarém 17
Análise de Sistemas
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular Análise de Sistemas introduz os estudantes aos princípios, métodos e técnicas fundamentais para compreender, analisar e especificar sistemas de informação. Partindo do processo de desenvolvimento de sistemas e dos diferentes modelos de ciclo de vida, a UC aborda a engenharia de requisitos, a modelação e a especificação de sistemas, explorando metodologias estruturadas e orientadas por objetos. Os estudantes são ainda introduzidos aos principais diagramas da UML, essenciais para a representação formal de processos, estruturas e interações.
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ProgramaProgramme1. Introdução: O processo de desenvolvimento de um SI. Ciclo de vida de um sistema. Tipos de modelos de processo. 2. Análise de requisitos e especificação de sistemas: Enquadramento. Engenharia de requisitos. Modelação vs. Especificação. 3. Metodologias de Desenvolvimento: As metodologias estruturadas. Metodologias Orientadas por Objectos. Principais metodologias. Comparação entre metodologias. 4. Introdução às técnicas da UML: Diagramas de Casos-de-Uso. Diagramas de Atividades. Diagramas de Classes. Diagramas de Estados. Diagramas de Interação. Diagramas de Componentes. Diagramas de Implementação. Outros diagramas e aspectos da UML. 5. Projeto de Desenvolvimento: Trabalho Colaborativo e Cooperativo. Identificação dos utilizadores. Criação de personas. Descrição de cenários. Construção de protótipos. Testes de usabilidade.
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ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Dar a conhecer os conceitos de modelação para o desenvolvimento de Sistemas de Informação. O2. Identificar os problemas inerentes à execução das fases de análise e de concepção de sistemas de informação. O3. Discutir alternativas de resolução dos problemas inerentes à execução das fases de análise e de concepção de sistemas de informação. O4. Apresentar as técnicas da UML. Competências: C1. Analisar e desenhar um Sistema de Informação fazendo uso de técnicas de modelização. C2. Executar as tarefas de levantamento, classificação e modelação de requisitos do utilizador, em projetos de mediana complexidade de sistemas de informação.
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BibliografiaBibliographyCervantes, H., & Kazman, R. (2024). Designing software architectures: a practical approach. 2ndedition. Addison-Wesley Professional. Larman, C. (2017). Applying UML and patterns: An introduction to object-oriented analysis and design and iterative development (3rd ed., reprint). Pearson. Nunes, M., & O’Neill, H. (2013). Fundamental de UML. FCA – Editora de Informática. Rumpe, B. (2016). Modeling with UML: Language, Concepts, Methods. Springer Link.
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MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Métodos expositivo e interrogativo: para exposição e consolidação dos conteúdos. 2. Métodos activo e participativo: para aplicação dos conhecimentos teóricos pelos estudantes. 3. Prática: Realização e apresentação em grupo pelos estudantes sobre um projecto especifico, aplicando as técnicas e ferramentas leccionadas e demonstradas. Autónomo: 4. Adicionalmente os estudantes são incentivados a analisar um Estudo de casos proposto pelo docente. O docente dá feedback sobre o projeto bem como sobre a análise dos estudos de caso presencialmente em contexto da sala de aula ou através da plataforma Moodle.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Avaliação Curricular (contínua):
A1. Trabalho de pratico (relatório e projeto).
A2. Teste final prático.
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,5*A1+0,5*A2.
O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação Final ou em Época de Recurso ou Época Especial (A):
Hipótese 1:
A1. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual:
mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.
A2. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.
A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).
Hipótese 2:
O estudante não realizou não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.
Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


