Skip to main content

ISLA Santarém 13846

Management Systems of Quality and Environment

Quality, Environment and Safety Management
  • ApresentaçãoPresentation
    This curricular unit aims to provide its participants with knowledge about quality and environmental standards (ISO 9001 and ISO 14001) that enable them to identify, apply and verify the requirements of quality and environmental standards in systems management, know how to diagnose needs in the context of quality and environment, recommend changes and develop continuous improvement in these two areas.
  • ProgramaProgramme
    Os conteúdos programáticos permitirão aos estudantes apreender os conceitos mais relevantes e congecer os requisitos para a implementação dos sistemas de gestão da qualidade e do ambiente, bem como utilizar técnicas para a implementação dos sistemas GQA e melhoria continua dos processo produtivos nestes dois âmbitos.
  • ObjectivosObjectives
    The objectives of the discipline are: - Present the concepts and techniques associated with quality management; - Develop and implement a quality management system; - Apply the requirements of quality management systems; - Apply the requirements of the Quality Management System, based on the normative reference NP EN ISO 9001, demonstrating mastery of the requirements considered critical; - Introduce environmental management systems; - Apply the requirements of an Environmental Management System, based on the normative reference NP EN ISO 14001, demonstrating mastery of the requirements considered critical.
  • BibliografiaBibliography
    Lopes, Albino (2007). Manual da Gestão da Qualidade. Editora RH. Normas NP EN ISO 14001 Normas NP EN ISO 9001 Pinto, Abel (2012). Sistemas de Gestão Ambiental - Guia para a sua implementação. Edições Silabo. Soares, I. Pinto, A. (2009). Sistemas de Gestão da Qualidade. Edições Sílabo. Vários (2011). Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Verlag Dashöfer.  
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino baseiam-se em metodologias ativas, em particular estudo de caso e aprendizagem baseada em projetos e problemas reais. Estas metodologias geram a necessidade de diagnóstico, discussão e recomendação de sugestões (exercícios teóricos e práticos). Procura-se facultar aos competências práticas de pesquisa, análise e desenvolvimento de estudos seguindo as regras do trabalho científico (resolução de problemas).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Mandatory
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A aquisição de conhecimentos é aferida por frequência. O desenvolvimento de competências é aferido através da resolução, em grupo, de um trabalho prático de grupo..

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    12-01-2026

    50%

    Trabalho prático (Grupo)

    07-01-2026

    50%

    (...)

     

     

     

    A realização  do trabalho pático decorrerá em grande parte em sala de aula com orientação do docente, será facultado as referências bibliográficas e websites úteis, assim como, indicações para a redação de trabalho escrito (template).