ISLA Santarém 13110
Hotelaria e Restauração
Gestão Turística (ISLA Santarém)
-
ApresentaçãoPresentation#
-
ProgramaProgramme1. Introdução à hotelaria e restauração 1.1. Contextualização do setor 1.2. Abordagem histórica 1.3. Importância no desenvolvimento do turismo 1.4. O alojamento turístico em Portugal 2. Empreendimentos turísticos 2.1. Conceito e modalidades 2.2. Sistemas de classificação: categoria, localização e segmento de merado 2.3. Estrutura organizacional: departamentos e funções 2.4. Principais cadeias hoteleiras 3. Estabelecimentos de alojamento local 3.1. Conceito e modalidades 3.2. Impactos na diversificação da oferta turística e desafios 4. Os estabelecimentos de restauração e bebidas 4.1. Conceito e caraterização 4.2. Classificação e tipos de estabelecimentos 4.3. Contribuição dos Estabelecimentos de Restauração e Bebidas para a indústria hoteleira 5. As tendências e desafios atuais no setor
-
ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Contextualizar o setor da hotelaria e da restauração, a sua evolução ao longo dos tempos e identificar a sua importância no desenvolvimento do turismo; O2. Caraterizar o alojamento turístico em Portugal; O3. Classificar os empreendimentos turísticos e caraterizar a sua estrutura organizacional; O4. Identificar as modalidades de Alojamento Local e os impactos deste tipo de alojamento na diversificação da oferta turística; O5. Compreender e caraterizar os estabelecimentos de restauração e bebidas; O6. Identificar as tendências e desafios atuais no setor do alojamento e da restauração. Aptidões e Competências: C1. Posicionar-se de forma correta e informada em relação aos produtos relacionados com o alojamento turístico e com os estabelecimentos de restauração e bebidas; C2. Avaliar e articular a importância dos setores do alojamento e da restauração no desenvolvimento do turismo, considerando os seus impactos, tendências e desafios.
-
BibliografiaBibliographyAbranja, N.; Almeida, A.; Almeida, M. (2020). Gestão Hoteleira - O Produto, o Serviço e as Técnicas. Lisboa: Editora Lidel. Abranja, N.; Almeida, M.; Almeida, A.; (2019). Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping. Lisboa: Editora Lidel. Costa, R. (2012). Introdução à Gestão Hoteleira (4ªEd). Lisboa: Editora Lidel. Gomes, V. (2020). Introdução à Gestão da Restauração. Lisboa: Editora Lidel. Ribeiro, V. (2023). O Anfitrião Modelo - A arte de bem receber, atender e servir no setor do turismo. Lisboa: Contraponto Editores.
-
MetodologiaMethodologyA abordagem pedagógica adotada baseia-se no método ativo, potenciando a aprendizagem cooperativa (entre pares) e criativa. Presencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Prática laboratorial: Visitas técnicas a unidades de alojamento para observar e compreender in-loco a dinâmica do setor; Pesquisa de campo; Análise critica de estudos de caso relacionados com o alojamento turístico e restauração, através de debates em sala de aula. 3. Pratica simulada: Cenários e atividades que permitem aos estudantes explorar situações do mundo real relacionadas com o a hotelaria e restauração, aplicando os conceitos fundamentais expostos e desenvolvendo habilidades práticas. Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão


