ISLA Santarém 15859
Gestão Comercial e da Força de Vendas
Gestão Comercial (ISLA Santarém)
-
ApresentaçãoPresentationDisciplina fundamental da área da Gestão Comercial, onde se cruzam conhecimentos transversais de todas as áreas pedagógicas.
-
ProgramaProgramme1. Introdução à gestão comercial – Quadro conceptual 2- Estrutura e organização de um departamento comercial 2.1 Modelo de organização do setor comercial e força de vendas 2.2 Recrutamento, seleção contratação de comerciais 2.3 Formação e coaching da equipa comercial 2.4 Motivação e desenvolvimento de equipas comerciais 3- Plano de vendas – orçamentação, implementação e monitorização 3.1 Prospeção e recolha de informação – feedback 3.2 Análise e diagnóstico 3.3 Objetivos, estratégias e táticas 3.4 Adequação da força de vendas ao plano de vendas 3.5 Gestão de tempo 3.6 Estrutura salarial de equipa de vendas, prémios e incentivos 3.7 Implementação do plano 4- Gestão de contas 4.1 Gestão da força de vendas como função estratégica 4.2 Canais de comercialização 4.3 A gestão comercial vs. serviço pós-venda 4.4 Definição de planos de curto, médio e longo prazo
-
ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Enquadramento da função vendas nas empresas e na sociedade; O2. Apresentar as várias dimensões da gestão da força de vendas; O3. Apresentar os conceitos, metodologias e condicionantes na organização de um departamento de vendas; O4. Apresentar os modelos de organização do setor comercial; O5. Identificar os elementos de um plano comercial; O6. Transmitir os aspetos a ter em conta na seleção e contratação de comerciais; Aptidões e Competências: C1. Estabelecer um plano para a gestão da força de vendas de uma empresa; C2. Criar sistemas de incentivos para equipas de vendas; C3. Planear, monitorizar e controlar o trabalho da equipa comercial.
-
BibliografiaBibliographySerra, Elisabeth de Magalhães (2012). Direção e Gestão da Força de Vendas. 1ª Edição Frade, R. & Vieira, J. (2024). Plano Comercial de Vendas. Conceção, organização e gestão. Edições Sílabo. Lisboa.
-
MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos, discussão e aplicação dos conteúdos programáticos em vários contextos. 2. Aprendizagem baseada em PBL Problem/Project-based learning 3. Aula Invertida Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas e conteúdos abordados e desenvolvimento de trabalho complementar.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS7
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão


