Skip to main content

ISLA Santarém 16612

Análise e Modelação de Processos

Gestão de Processos e Operações Empresariais
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    1.Conceitos e fundamentos 1.1 Modelos e processos 1.2 Enquadramento e importância estratégica 2. Sistemas de gestão com orientação aos processos: referenciais normativos e modelos de referência 3. Identificação e modelação de processos e serviços. 3.1 Métodos de representação e de documentação dos processos 3.2 VSM (Value Stream Map) 3.3 Exemplos de casos de aplicação 3.4 Modelo 'as-is' e modelo 'to-be' 4. Especificação de sistemas de informação de suporte à execução e à gestão dos processos e serviços 5. Gestão de processos 5.1 Modelos, técnicas e ferramentas 5.2 Execução de processos e interação com cliente 5.3 Melhoria e gestão de performance 6. Sistemas e soluções de suporte à execução de processos 6.1 Sistemas de gestão de workflow 6.2 Sistemas de gestão de documentos e sistemas de gestão de conteúdos
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos: O1. Descrever e explicar o contexto que sustenta o desenvolvimento de novos modelos e processos de negócio suportados por TIC; O2. Explicar as vantagens da gestão das organizações orientada aos processos e descrever os principais referenciais normativos e modelos de referência; O3. Identificar e desenhar os processos de uma organização, a partir do modelo de negócio dessa organização; O4. Enumerar, explicar e aplicar as principais metodologias, técnicas e ferramentas de suporte à modelação e análise dos processos numa organização; O5. Especificar sistemas de informação de suporte à execução e gestão de processos de negócio a partir dos respetivos modelos.  Competências; C1. Compreender as várias ferramentas de modelação de processos de negócio e integrá-las na conceção e desenvolvimento dos processos de negócio de uma organização; C2. Planear, desenhar e implementar sistemas de suporte à execução e gestão de processos de negócio a partir dos respetivos modelos.
  • BibliografiaBibliography
    10th International Conference, BPM Business Process Management, (2012), Tallinn, Estonia, Proceedings, Springer-Verlag Berlin. Paim, Rafael (2009). Gestão de Processos, Pensar, agir e aprender, Bookman. Shaw, Kenneth (2013). Integrated Management Of Processes And Information, Business Expert Press Vários (2013). Domino Effects In The Process Industries, Modelling, Prevention And Managing, Elsevier Science & Technology.    
  • MetodologiaMethodology
    No desenvolvimento das aulas são aplicadas (1) metodologias ativas, principalmente project based learning para o desenvolvimento do projeto.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não