Estudante Internacional

Consulte aqui o Guia "Distrito de Santarém"

Como chegar a Santarém

 Santarém tem uma localização central face ao país. É a cidade capital do distrito com o mesmo nome e de uma região conhecida pelo Ribatejo. Dispondo de excelentes acessibilidade quer por estrada quer por via férrea. Santarém é servida pela principal via ferroviária do País: a linha do norte (linha dupla, eletrificada e com dispondo de um grande número de ligações quer para Lisboa quer para outros pontos do País).

comboio1 comboio2

Santarém dispõe ainda de central de transportes terrestres. Para quem chega a Portugal através do aeroporto de Lisboa pode deslocar-se até Santarém por estrada (autoestrada A 1 - cerca de 60 km entre o aeroporto e Santarém), ou por comboio (linha do norte - cerca de 40 minutos entre Lisboa e Santarém).

estradas1 autocarro

Descobrir Santarém

Santarém é uma cidade média à escala portuguesa e constitui um destino recomendado para todos os estudantes que querem ter uma experiência de vivência numa cidade onde a vida calma se conjuga com a hospitalidade, gastronomia, tradição, história, modernidade, cultura e lazer.

Santarém oferece aos seus visitantes um misto de cultura, aventura e tradição. A pesca desportiva (realizada no rio Tejo, ou nas zonas envolventes, como a barragem dos Patudos em Alpiarça).

patudos2

Visitas a ganadarias, onde se pode passear a cavalo, tomando contacto com a vida do campo, criação do cavalo e do touro de lide. Para tal, aconselha--se uma visita ao Clube Hípico de Santarém e à Estação Zootécnica Nacional, também ela localizada em Santarém.

cavalos

Por outro lado, o voo de ultra-leve, paraquedismo (através do pára-clube de Santarém) e o balonismo, surgem para satisfazer as necessidades dos adeptos de modalidades mais radicais. São atividades organizadas por empresas especializadas, que visam fornecer um serviço de qualidade a um preço acessível.

paraquedismo desporto

No âmbito cultural, Santarém assume-se ainda como um ponto central de importantes roteiros gastronómicos e mesmo religiosos, nomeadamente no que diz respeito à rota do vinho.

rota rio2

 A visitar, também, os restaurantes locais, que podem oferecer todo um conjunto de iguarias da tradicional comida ribatejana e, em especial, da cidade, como a sopa de fataça, o magusto com bacalhau assado, os molhinhos de carneiro com grão ou, no campo da doçaria, os tão tradicionais celestes e arrepiados.

prato1

Relativamente aos roteiros religiosos, é fundamental fazer referência aos monumentos dos quais se destacam as Igrejas do Seminário, Graça e Santissímo Milagre, que anualmente traz milhares de turistas à cidade e que, sem dúvida, é um pólo importante de atração turístico-cultural.

santarem1 santarem2

As romarias, feiras e festivais assumem-se como ex-líbris da cidade e grandes impulsionadores do turismo regional e à escala nacional. A antiga feira do Ribatejo, atualmente designada de Feira Nacional da Agricultura, oferece aos visitantes toda uma ambiência característica da cidade, aos sabores, à atividade agrícola e à lezíria, aos animais de criação. É, sem dúvida, um marco e uma mais valia para a região que vale a pena ser visitada, por Junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), no acesso sul a Santarém.

cnema1 cnema2

É neste mesmo espaço que se realizam igualmente, em Maio, a Expocaça (certame dedicado a todo o universo cinegético, armas e acessórios para o caçador); em Setembro, o Festival Internacional de Folclore (dedicado à etnografia, tradições e costumes de vários países); em Outubro, a Lusoflora (exposição de floricultura e horticultura); em Novembro, a Avisan (dedicada, em geral, aos animais de companhia, com especial incidência para as aves, sendo uma exposição que conta também com a participação de alguns concursos de canicultura).

Finalmente, o mais recente dos certames é o Festival Nacional de Gastronomia (o maior do género em Portugal), que traz à cidade de Santarém, em Outubro, as mais diversas ofertas gastronómicas de todo o país e que conta com a presença de inúmeros participantes e profissionais na arte de degustar.
A etnografia tem a sua principal manifestação no folclore dançado, no artesanato e nas tradições locais. Em Santarém existem diversos grupos folclóricos cujo objetivo consiste na preservação e divulgação das tradições populares, cantadas, dançadas e, igualmente, no trabalho de investigação e recuperação do conceito dos diferentes tipos de traje. Na preservação das tradições musicais, pontua a Orquestra Típica Scalabitana, que tem vindo ao longo dos anos a recuperar e a fazer reviver o que de melhor há na tradição musical popular, quer regional, quer nacional.

rancho1 rancho2

Num contexto urbano, a cidade de Santarém tem para oferecer ao visitante: teatros, cinemas, galerias de arte e outros espaços destinados a atividades de cariz cultural. Recentemente reestruturado, o teatro Sá da Bandeira oferece uma programação variada, incluindo palestras, música, teatro, cinema, entre outros. Por outro lado o teatro Taborda é, maioritariamente, orientado para a apresentação de peças de teatro. Falando em teatro, é necessário fazer referência a alguns grupos que se movimentam nesta área, em Santarém: o grupo Veto – Teatro Oficina; o Centro Dramático Bernardo Santareno; o Teatrinho de Santarém e o grupo Cena Aberta – Companhia Teatral de Santarém.

teatro

A cidade conta ainda com seis salas de cinema, no WShopping (Centro Comercial) (a 50 metros do ISLA), que oferece as mais recentes novidades cinematográficas. Para os interessados em arte, a galeria Respública e o Fórum Mário Viegas têm regularmente exposições, contando com a participação de artistas nacionais e estrangeiros, exposições essas patentes ao longo do ano.

shopping1