Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
120 Horas / PG / 18 ECTS
Data de inicio: 28 de março de 2025
CURSO EM REGIME DE E-LEARNING (100% A DISTÂNCIA)
5ª edição
Direção do Curso
Prof. Doutor Mário Martins
Informações
- 243 305 880
- (custo da chamada para rede fixa nacional)
- info@islasantarem.pt
Curso Acreditado pelo CCPFC
Curso acreditado pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Registo CCPFC/ACC-127307/24
Nº de horas acreditadas: 120
Na Modalidade de Curso de Formação: Esta acreditação releva para efeitos da progressão na carreira dos Educadores de Infância e Professores do ensino básico e secundário, nos termos do n.º 1 do artigo 8º do RJFCP.
Apresentação
Estamos a viver numa era marcada pela rápida evolução das tecnologias digitais, que influenciam todos os aspetos da nossa sociedade, incluindo a educação e formação. A Inteligência Artificial, a Inteligência Artificial Generativa, a Realidade Virtual e Aumentada e o Metaverso são alguns dos exemplos mais marcantes de tecnologias digitais que estão a moldar o nosso presente e futuro.
Esta PG fornece aos participantes as ferramentas e a compreensão necessárias para integrar de forma eficaz as tecnologias emergentes nas suas práticas pedagógicas/andragógicas de modo a construir cenários e contextos sustentados e significativos.
Veja aqui toda a informação sobre o curso.
Curso desenvolvido em parceria com
Objetivos
Este curso de formação pós-graduada tem com objetivo geral dotar os alunos das competências necessárias que lhes permitam desenvolver estratégias eficazes para a implementação e integração da Inteligência Artificial e das tecnologias emergentes em diferentes contextos de aprendizagem.
Destinatários
Esta Pós-Graduação destina-se a Formadores, Professores, Educadores e todos os profissionais que intervêm nas áreas da educação e da formação.
(Aos candidatos com formação académica de nível superior será atribuído certificado de pós graduação aos restantes será atribuído certificado de formação especializada)
Estudos Futuros
Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.
Duração
120 Horas
Equipamentos e Instalações
O curso de PG em Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes na Aprendizagem é lecionado em regime de e-learning e dispõe de plataforma Zoom para suporte às aulas síncronas, plataforma Moodle para suporte aos processos de ensino e aprendizagem em modo assíncrono. Ferramentas digitais externas às Plataformas para criação e dinamização de conteúdos de aprendizagem. Secretaria Virtual (NETPA), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuito para estudantes), acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares.
Vagas
25 alunos por turma (abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições).
Horário
Formação totalmente à distância (e-learning). Estão previstas 88 horas assíncronas e 32 horas síncronas (isto é, em direto e em simultâneo). São, no total, 16 sessões síncronas, com duração de duas horas, a realizar nos dias úteis das 19h:00-21h:00 ou ao sábado das 09h:30-11h:30.
Plano de Estudos
Unidade de Formação | Horas | ECTS |
---|---|---|
A Era Digital: Desafios e Oportunidades na Educação e Formação |
20 |
3 |
Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes: Recursos e aplicações digitais |
40 |
6 |
Desenho e Implementação da IA e Tecnologias Emergentes: Estratégias e práticas transformadoras |
40 |
6 |
Avaliação e Integração da IA e Tecnologias Emergentes |
20 |
3 |
Total | 120 | 18 |
Corpo docente
Nome | Habilitações académicas | Profissionais |
---|---|
Mário Martins | Doutor | Consultor/Formador |
Ricardo Carvalho | Mestre | Ensino da Informática |
Propinas
1.260,00€ (210,00€ x 6 prestações mensais)
O valor das propinas pago de uma só vez, até 8 dias após o inicio do curso, beneficia do desconto de 3%.