Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
120 Horas / PG / 18 ECTS
Data de inicio: 11 de novembro de 2025
CURSO EM REGIME DE E-LEARNING (100% A DISTÂNCIA)
4ª edição
Direção do Curso
Prof. Doutor Mário Martins
Informações
- 243 305 880
- (custo da chamada para rede fixa nacional)
- info@islasantarem.pt
Curso Acreditado pelo CCPFC
Curso acreditado pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Registo CCPFC/ACC-127308/24
Nº de horas acreditadas: 120
Na Modalidade de Curso de Formação:Esta acreditação releva para efeitos da progressão na carreira dos Educadores de Infância e Professores do ensino básico e secundário, nos termos do n.º 1 do artigo 8º do RJFCP.
Apresentação
As tecnologias digitais têm alterado os tempos, os espaços e as formas tradicionais do ensino e da aprendizagem, criando novas formas de interação, de relação e de comunicação, novas formas de acesso ao saber e de construção do conhecimento. Assim, para fazer face a estes desafios, é fundamental a capacitação dos Formadores e Professores no sentido de uma utilização mais eficaz e eficiente das tecnologias e aplicações digitais para a criação, desenvolvimento, dinamização e utilização de conteúdos digitais de aprendizagem, em diferentes contextos de aprendizagem, sejam presenciais, ou a distância, ou híbridos.
Curso desenvolvido em parceria com
Objetivos
Este curso de formação pós-graduada tem com objetivo geral dotar os alunos das competências necessárias que lhes permitam conceber, criar, utilizar, dinamizar, avaliar e adaptar conteúdos digitais em ambientes de aprendizagem híbridos e a distância.
Destinatários
- Profissionais do sistema de educação e formação profissional, nomeadamente, formadores das várias modalidades formativas e áreas de educação e formação.
- Professores de vários níveis de ensino.
- Outros profissionais que pretendam desenvolver competências relacionadas com a conceção, planeamento, dinamização e avaliação de conteúdos digitais de aprendizagem.
(Aos candidatos com formação académica de nível superior será atribuído certificado de pós graduação aos restantes será atribuído certificado de formação especializada)
Estudos Futuros
Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.
Duração
120 Horas
Equipamentos e Instalações
O curso de PG em Design Educacional: Conceção de Conteúdos Digitais de Aprendizagem é lecionado em regime de e-learning e dispõe de plataforma Zoom para suporte às aulas síncronas, plataforma Moodle para suporte aos processos de ensino e aprendizagem em modo assíncrono. Ferramentas digitais externas às Plataformas para criação e dinamização de conteúdos de aprendizagem. Secretaria Virtual (NETPA), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuito para estudantes), acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares.
Vagas
20 alunos por turma (abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições).
Horário
Formação totalmente à distância (e-learning). Estão previstas 100 horas assíncronas e 20 horas síncronas (isto é, em direto e em simultâneo). São, no total, 10 sessões síncronas, com duração de duas horas, entre as 21h:00 e as 23h:00.
Plano de Estudos
Unidade de Formação | Horas | ECTS |
---|---|---|
Conteúdos Digitais de Aprendizagem | 20 | 3 |
Desenho e Conceção de Conteúdos de Aprendizagem | 40 | 6 |
Implementação e Dinamização de Conteúdos de Aprendizagem | 40 | 6 |
Avaliação e Integração de Conteúdos Digitais | 20 | 3 |
Total | 120 | 18 |
Corpo docente
Nome | Habilitações académicas | Profissionais |
---|---|
Mário Martins | Doutor | Consultor/Formador |
Pedro Félix | Mestre | Psicólogo |
Propinas
1.050,00€ (210,00€ x 5 prestações mensais)
O valor das propinas pago de uma só vez, até 8 dias após o inicio do curso, beneficia do desconto de 3%.