Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

140 Horas / PG / 21 ECTS

Data de inicio: 11 de novembro de 2024

CURSO EM REGIME DE E-LEARNING (100% A DISTÂNCIA)

6ª Edição

Direção do Curso

 MarioMartins

       Prof. Doutor Mário Martins

Informações

 243 305 880
 (custo da chamada para rede fixa nacional)
 info@islasantarem.pt

Acreditações

Curso Acreditado pelo CCPFC

Curso acreditado pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Registo CCPFC/ACC-125933/24

Nº de horas acreditadas: 140

ccpfc2

Na Modalidade de Curso de Formação:  Esta acreditação releva para efeitos da progressão na carreira dos Educadores de Infância e Professores do ensino básico e secundário, nos termos do n.º 1 do artigo 8º do RJFCP. 

Curso acreditado pela Ordem dos Psicólogos

logo accaoformativaacreditada jpeg 1

Na área da Psicologia da Educação Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações (70 créditos).

Apresentação

Inovar nos modelos de ensino e formação é um imperativo contemporâneo. Em Portugal, à semelhança do resto do mundo, a formação à distância, e particularmente o e-learning tem vindo a crescer, impulsionado pela pandemia que afetou todas as dimensões de vida, assistindo-se hoje a uma oferta significativa com cursos de formação, nos vários níveis de ensino, modalidades e contextos de aprendizagem. Decorrente das mudanças do mundo atual e da velocidade com que se processam, o próprio conceito de aprendizagem, os objetivos e metodologias de ensino e aprendizagem, encontram-se em fase de renovação e transformação, dando mais vida a modelos mistos envolvendo ensino presencial e online (e-learning e b-learning). 

Ser professor ou formador a distância obriga a um conjunto de competências específicas, que vão muito além da capacidade de adaptação e flexibilidade, exigindo conhecimentos próprios e uma mestria específica, colocadas em ação num cenário de ensino-aprendizagem com caraterísticas distintas do ensino e formação presencial, em sala. Sendo o professor/formador uma das peças chave para o sucesso do ensino/formação, é desejável que este receba formação técnica específica que reúna as caraterísticas do rigor, qualidade, e atualidade.

Esta formação pós-graduada pretende assim ir ao encontro das necessidades dos professores e formadores e dos contextos em que estes atuam (ensino básico, secundário e superior, formação inicial, contínua; destinada a jovens ou adultos; em centro de formação ou empresa), num formato que lhes permitam vivenciar e experienciar a realidade do e-learning.

Curso desenvolvido em parceria com

 logo horizontal w480JPEG

Objetivos

Este curso de formação pós graduada tem os seguintes objetivos:

  • Criar e parametrizar cursos e unidades de aprendizagem em sistemas de gestão de aprendizagem online.
  • Dinamizar e facilitar a aprendizagem de indivíduos e grupos.
  • Desenhar e implementar as metodologias, atividades e recursos para diferentes contextos de aprendizagem online.
  • Conceber e utilizar conteúdos educativos.
  • Monitorizar e avaliar a aprendizagem.

Destinatários

  • Profissionais do sistema de educação e formação profissional, nomeadamente, formadores das várias modalidades formativas e áreas de educação e formação.
  • Professores de vários níveis de ensino e ainda outros profissionais que pretendam desenvolver competências relacionadas com a conceção, planeamento, dinamização e avaliação da aprendizagem online.

(Aos candidatos com formação académica de nível superior será atribuído certificado de pós graduação aos restantes será atribuído certificado de formação especializada)

Estudos Futuros

Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.

Duração

140 Horas

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de condições adequadas ao ensino e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de PG em Gestão e Dinamização de Tecnologias e Metodologias e-Learning, lecionado em regime de e-learning, dispõe de plataforma Zoom para suporte às aulas síncronas, plataforma Moodle para suporte aos processos de ensino/aprendizagem em modo assíncrono, Secretaria Virtual (NETPA), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. 

Vagas

25 alunos por turma (abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições).

Horário

Formação totalmente à distância (e-learning), sendo as atividades que implicam a participação em sessões síncronas agendadas entre alunos e docentes em horário pós-laboral (entre as 21h:00 e as 23h:00). 

Estão previstas 2 sessões sincronas (2 horas cada) em cada módulo.

Plano de Estudos

Unidade de FormaçãoHorasECTS
Introdução ao E-Learning e ao Ambiente Digital 20 3
Desenho e Planeamento de Contextos de Aprendizagem Online 20 3
Criação e Utilização de Conteúdos Educativos 20 3
Gestão e Dinamização da Aprendizagem 20 3  
Plataformas de Gestão da Aprendizagem 20 3
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem 20 3
Implementação de um contexto de aprendizagem online 20 3
Total 140 21

Corpo docente

NomeHabilitações académicas | Profissionais
Carlos Nunes Licenciado | Professor Tecnologias Educativas
Mário Martins Doutor | Consultor/Formador
Pedro Félix Mestre | Psicólogo

Propinas

997,50€   (199,50€ x 5 prestações mensais)

O valor das propinas pago de uma só vez beneficia do desconto de 3%.

Emolumentos 

Ano letivo 2024-2025

Candidatura: 

45€  

Candidatura (Estudante estrangeiro em cursos em regime Presencial ou B-learning): 

450€

Seguro escolar: 

45€ 

Matrícula:

195€ 

Certificado final de curso: 

160€

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Emolumentos e Propinas Condições de acesso