Duração / Grau ou Diploma Conferido / ECTS
188 Horas / MBA / 32 ECTS
Data de inicio: 07 de novembro de 2025
CURSO EM REGIME DE B-LEARNING
5.ª edição
Direção do Curso
Prof. Doutor João Farinha
Informações
- 243 305 880
- (custo da chamada para rede fixa nacional)
- info@islasantarem.pt
Apresentação
O MBA em Gestão Comercial e Marketing tem como objetivo preparar profissionais para tomar decisões adaptando os objetivos e recursos de suas empresas às necessidades e oportunidades do mercado competitivo em que vivemos.Contempla também as melhores práticas de gestão comercial visando formar profissionais capacitados em planear e aplicar estratégias para aumentar as vendas e melhorar os resultados comerciais da organização.
Objetivos
O MBA em Gestão Comercial e Marketing tem a finalidade de desenvolver conhecimentos e habilidades em diversos conteúdos da área comercial e do marketing, por meio de uma sólida formação teórico-prática, da troca de experiências em sala de aula e interação com o mercado através dos profissionais da docência. Assim, o MBA visa desenvolver conhecimentos sobre planeamento e gestão comercial e da força de vendas, desenvolvimento de estratégias de marketing, habilidades para liderar, trabalhar em equipa, comunicar, negociar e gerar vantagens competitivas.
Destinatários
Gestores e profissionais que atuam ou desejam atuar na área comercial, com formação em áreas e setores económicos diversos e que procuram o desenvolvimento e aprefeiçoamento de técnicas e competências para a gestão das suas atividades com resultados que impulsionem a sua carreira e as organizações em que atuam.
Este curso destina-se ainda a todos os que pretendam desenvolver a sua atividade no âmbito da gestão comercial e do marketing.
Competências
No final do curso os/as participantes terão adquirido competências na área da comercial e do marketing aplicados aos mais variados contextos.
Estudos Futuros
Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.
Duração
188 Horas
Equipamentos e Instalações
A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
O curso de MBA em Gestão Comercial e Marketing dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, solução RD Station para Marketing Digital, acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.
Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes) e as plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.
Vagas
25 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)
Horário
Quinzenalmente:
- Sextas-feiras das 19h:00 às 23h:00
- Sábados das 09h:00 às 13h:00 e das 14h:00 às 18h:00
Horas em regime de e-learning e presenciais:
- 94 horas - E-learning (1 x por mês)
- 94 horas - Presenciais (1 x por mês)
Unidade de formação | Horas | ECTS |
---|---|---|
Gestão das Organizações | 12 | 2 |
Comportamento Organizacional | 12 | 2 |
Conceitos de Marketing | 8 | 1 |
Direito Comercial | 8 | 1 |
Gestão Comercial e Força de Vendas | 16 | 3 |
Liderança e Motivação de Equipas | 16 | 3 |
Marketing Relacional e Comportamento do Consumidor | 12 | 2 |
Ética e Sustentabilidade Empresarial | 8 | 1 |
Estudos de Mercado | 16 | 3 |
Gestão Estratégica ( Da definição à Implementação) | 12 | 2 |
Gestão do Tempo e Ferramentas de Produtividade | 12 | 2 |
Gestão da Mudança | 12 | 2 |
Marketing Digital / e-Commerce | 12 | 2 |
Técnicas de Negociação e Tomada de Decisão | 16 | 3 |
Atração e Retenção de Talentos (Employer Branding) | 16 | 3 |
Total | 188 | 32 |
Corpo docente
Nome | Habilitações académicas | Profissionais |
---|---|
Carlos Rodrigues | Doutor |
Eva Pinto dos Reis | Mestre |
Filipa Martinho | Mestre | Especialista |
Isabel Pinto dos Reis | Doutora | Prof.ª Especialista |
João Farinha | Doutor |
Pedro Soares de Melo | Doutor |
Rui Frade | Doutor |
Vasco Ribeiro | Doutor |
Vitor Lima | Licenciado | Especialista em Marketing digital |
Propinas
1.372,00€ (196,00€ x 7 prestações mensais)
O valor das propinas pago de uma só vez, até 8 dias após o inicio do curso, beneficia do desconto de 3%.