Duração / Grau ou Diploma Conferido / ECTS

188 Horas / MBA / 32 ECTS

Data de inicio: 07 de novembro de 2025

CURSO EM REGIME DE B-LEARNING 

5.ª edição

Direção do Curso

JFarinha

        Prof. Doutor João Farinha

Informações

 243 305 880
 (custo da chamada para rede fixa nacional)
 info@islasantarem.pt

Apresentação

O MBA em Gestão Comercial e Marketing tem como objetivo preparar profissionais para tomar decisões adaptando os objetivos e recursos de suas empresas às necessidades e oportunidades do mercado competitivo em que vivemos.Contempla também as melhores práticas de gestão comercial visando formar profissionais capacitados em planear e aplicar estratégias para aumentar as vendas e melhorar os resultados comerciais da organização.

Objetivos

O MBA em Gestão Comercial e Marketing tem a finalidade de desenvolver conhecimentos e habilidades em diversos conteúdos da área comercial e do marketing, por meio de uma sólida formação teórico-prática, da troca de experiências em sala de aula e interação com o mercado através dos profissionais da docência. Assim, o MBA visa desenvolver conhecimentos sobre planeamento e gestão comercial e da força de vendas, desenvolvimento de estratégias de marketing, habilidades para liderar, trabalhar em equipa, comunicar, negociar e gerar vantagens competitivas.

Destinatários

Gestores e profissionais que atuam ou desejam atuar na área comercial, com formação em áreas e setores económicos diversos e que procuram o desenvolvimento e aprefeiçoamento de técnicas e competências para a gestão das suas atividades com resultados que impulsionem a sua carreira e as organizações em que atuam.

Este curso destina-se ainda a todos os que pretendam desenvolver a sua atividade no âmbito da gestão comercial e do marketing.

Competências

No final do curso os/as participantes terão adquirido competências na área da comercial e do marketing aplicados aos mais variados contextos.

Estudos Futuros

Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.

Duração

188 Horas

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de MBA em Gestão Comercial e Marketing dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, solução RD Station para Marketing Digital, acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.

Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes) e as plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Vagas

25 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Horário

Quinzenalmente:

  • Sextas-feiras das 19h:00 às 23h:00
  • Sábados das 09h:00 às 13h:00 e das 14h:00 às 18h:00

Horas em regime de e-learning e presenciais:

  • 94 horas - E-learning (1 x por mês)
  • 94 horas - Presenciais (1 x por mês)
Unidade de formaçãoHorasECTS
Gestão das Organizações 12 2
Comportamento Organizacional 12 2
Conceitos de Marketing 8 1
Direito Comercial 8 1
Gestão Comercial e Força de Vendas  16 3
Liderança e Motivação de Equipas 16 3
Marketing Relacional e Comportamento do Consumidor  12 2
Ética e Sustentabilidade Empresarial 8 1
Estudos de Mercado 16 3
Gestão Estratégica ( Da definição à Implementação) 12 2
Gestão do Tempo e Ferramentas de Produtividade 12 2
Gestão da Mudança 12 2
Marketing Digital  / e-Commerce 12 2
Técnicas de Negociação e Tomada de Decisão 16 3
Atração e Retenção de Talentos (Employer Branding) 16 3
Total 188 32

Corpo docente

NomeHabilitações académicas | Profissionais
Carlos Rodrigues   Doutor 
Eva Pinto dos Reis  Mestre
Filipa Martinho Mestre | Especialista
Isabel Pinto dos Reis Doutora | Prof.ª Especialista
João Farinha Doutor
Pedro Soares de Melo  Doutor
Rui Frade Doutor
Vasco Ribeiro Doutor
Vitor Lima Licenciado | Especialista em Marketing digital 

Propinas

1.372,00€   (196,00€ x 7 prestações mensais)

O valor das propinas pago de uma só vez, até 8 dias após o inicio do curso, beneficia do desconto de 3%.

Emolumentos 

Ano letivo 2025-2026

Candidatura: 

65€  

Candidatura (Estudante estrangeiro em cursos em regime Presencial ou B-learning): 

450€

Seguro escolar: 

47€ 

Matrícula:

195€ 

Certificado final de curso: 

170€

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Emolumentos e Propinas Condições de acesso