200 Horas / Pós-graduação / 40 ECTS

INICIO: 20 de outubro de 2023

CURSO EM REGIME DE B-LEARNING

5.ª Edição

Direção Executiva            Direção de Curso

Aníbal Coutinho

        Prof. Doutor Aníbal Coutinho

Vasco1

Prof. Doutor Vasco Ribeiro Santos

Informações

 243 305 880
 (custo da chamada para rede fixa nacional)
 info@islasantarem.pt

Curso reconhecido por:

ETRA

Apresentação

A área de Marketing de Vinhos aliada aos Eventos Vínicos permanece ainda pouco explorada no setor vínico em Portugal. Esta formação especializada cumpre o propósito de colmatar esta importante lacuna no mercado no atual cenário da promoção, marketing e tendências de consumo.

O Marketing de Vinhos e Eventos assumem um papel e impacto preponderantes no posicionamento dos vinhos a nível nacional e internacional, assim como no Canal HORECA.

O Marketing aplicado aos Vinhos dispõe de um conjunto de estratégias e ferramentas que permitem potenciar, ainda mais e de forma inovadora, os eventos vínicos no âmbito do seu sucesso.

Parcerias

imagem wine

Objetivos

  • Proporcionar um know-how transversal do conceito de wine marketing e eventos aplicados ao setor vínico;
  • Compreender o comportamento do consumidor, com base nas suas necessidades, expetativas e exigências no setor dos vinhos;
  • Domínio de ferramentas e estratégias de marketing, comunicação e promoção de marcas e produtos vínicos;
  • Dominar as ferramentas de comunicação nos Media aplicadas no setor vínico; Criação e gestão estratégica de marcas de vinhos;
  • Desenvolver rótulos e embalagens de vinhos;
  • Planeamento e organização de eventos vínicos;
  • Desenvolver projetos de comunicação e marketing na industria do vinho e canal HORECA;

Destinatários

  • Diretores/as e Gestores/as de Eventos
  • Diretores/as de Comunicação e Marketing
  • Relações Públicas
  • Bloggers 
  • Importadores e Exportadores
  • Enólogos/as, Escanções e Sommeliers
  • Comerciais
  • Potenciais profissionais no setor 
  • Outros interessados nas temáticas do curso

(Aos candidatos com formação académica de nível superior será atribuído certificado de pós graduação aos restantes será atribuído certificado de formação especializada)

Estudos Futuros

Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.

Duração

200 Horas

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de PG em Wine Marketing & Events dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.

Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), plataforma Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Vagas

30 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Horário

Quinzenalmente:

  • Sextas-feiras das 19:00 às 23:00 horas;
  • Sábados das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas.

Plano de Estudos

Unidade de formaçãoHorasECTS
Legislação & Regiões Vitivinícolas 20 5
Enologia & Análise Sensorial 16 3
Wine & Food Pairing 8 1
Comércio Nacional & Internacional de Vinhos 16 3
Marketing Internacional & E-Commerce de Vinhos  12 3
Orçamentação & Planos de Wine Marketing 8 1
Marcas & Eventos Vínicos - Gestão, Promoção e Ativação 12 3
Inglês Técnico Aplicado 12 3
Destinos & Produtos de Enoturismo 8 1
Wine Branding & Design 8 1
Wine Brand Storytelling 8 1
Wine Marketing 12 3
Digital Wine Marketing 8 1
Social Media 16 3
Organização e Gestão de Eventos Vínicos 36 8
Total 200 40

Corpo Docente

NomeHabilitações académicas | Profissionais

Ana Cristina Guilherme

Licenciatura + Pós-graduação

André Magalhães

Licenciatura + Pós-graduação

Aníbal José Coutinho

Doutoramento

António Maria Soares Franco     

Licenciatura + MBA

Beatriz Santos

Licenciatura + Mestrado

Carla Cachola

Licenciatura + Pós Graduação

Carla Medeiros

Licenciatura

Madalena Vidigal

Licenciatura + Pós Graduação

Marta Ramalho

Licenciatura + Pós Graduação

Nilza Eiriz

Licenciatura + Mestrado

Paulo Ramos

Doutoramento

Rafaela Elias

Mestrado

Rita Rivotti

Mestrado

Tiago Pedro

Licenciatura + Pós-graduação

Vasco Ribeiro

Doutoramento

Propinas

1.215,00€   (202,50 x 6 prestações mensais)

O valor das propinas pago de uma só vez beneficia do desconto de 3%.

Emolumentos 

Ano letivo 2023-2024

Candidatura: 

40€ 

Candidatura (Estudante estrangeiro em cursos em regime Presencial ou B-learning): 

343€

Seguro escolar: 

40€ 

Matrícula:

195€ 

Certificado final de curso: 

158€

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Emolumentos e Propinas Condições de acesso