Duração / Grau ou Diploma Conferido / ECTS

250 Horas / Pós-graduação / 59 ECTS

Data de inicio: 10 de outubro de 2025

CURSO EM REGIME DE B-LEARNING 

5.ª Edição

Informações

 243 305 880
 (custo da chamada para rede fixa nacional)
 info@islasantarem.pt

Informação de Acreditação pelo CCPF

ccpfc2

Curso acreditado pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Registo: CCPFC/CFE-3752/24

Nº de horas acreditadas para progressão em carreira: 250

Confere diploma de Curso de Formação Especializada, habilitando para a docência em Educação Especial (grupo 910), para os candidatos que à data da admissão sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados (Decreto-Lei n.º 95/97 de 23 de abril).  

Apresentação

O presente curso formação especializada é desenvolvido nos termos do previsto no Decreto-Lei n.º 95/97 de 23 de abril, e visa qualificar os/as destinatários/as para uma intervenção de qualidade junto de crianças, dos zero aos seis anos de idade, em risco grave de atraso de desenvolvimento, com alterações nas funções ou estruturas do corpo.

A operacionalização do plano de estudos subordina-se aos princípios da interação ecológica, privilegiando-se a ação centrada na família, através da mobilização de equipas transdisciplinares e da implicação convergente dos recursos comunitários.

Objetivos

O curso de Formação Especializada na área de Educação Especial Domínio Intervenção Precoce na Infância, visa-se a consecução dos seguintes objetivos:

  • Qualificar para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de integração sócio-educativa de crianças, dos zero aos seis anos de idade, com necessidades educativas especiais e respetivas famílias;
  • Promover a aquisição de saberes atitudinais, concetuais e operativos, no campo da intervenção precoce na infância, visando o desenvolvimento de práticas inovadoras em processos de intervenção em contextos familiares e escolares de referência das crianças.

Competências

  • Adquirir e aplicar conhecimentos nos domínios dos princípios e das práticas orientadoras da Intervenção Precoce na Infância;
  • Identificar necessidades educativas especiais, limitações físicas e desvantagens sociais no quadro do desenvolvimento social e educativo das crianças;
  • Aplicar técnicas de aconselhamento e de diferenciação pedagógica;
  • Apoiar ativamente a diversificação de estratégias e de métodos educativos, de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças;
  • Proceder a adaptações dos programas de intervenção precoce decorrentes das necessidades educativas especiais diagnosticadas;
  • Desenvolver, como docente, programas em áreas específicas de desenvolvimento e de aprendizagem, para crianças portadoras de deficiências de baixa incidência, nomeadamente cegos, surdos ou multideficientes;
  • Incrementar o desenvolvimento das medidas previstas no DL n.º54/2018, de 6 de julho e no DL n.º 81/2009, de 6 de outubro;
  • Organizar programas de educação parental e intervir em processos de envolvimento dos pais na educação precoce dos seus filhos;
  • Intervir na melhoria das condições e do ambiente educativo, familiar e comunitário, numa pespetiva de qualidade e de inovação educativa;
  • Dinamizar a conceção e o desenvolvimento de projetos comunitários que respondam às caraterísticas das famílias e crianças com problemas de desenvolvimento e que possam mobilizar os recursos locais existentes;
  • Apoiar a formação contínua de professores, bem como dos restantes profissionais que integram equipas de intervenção, numa perspetiva de cooperação facilitadora da inclusão socioeducativa de crianças e famílias;
  • Proceder ao diagnóstico de necessidades educativas especiais das crianças, tendo como referenciais os padrões do desenvolvimento psicológico social correspondentes à idade cronológica das crianças, em articulação com o desenvolvimento dos projetos educativos das instituições de apoio à infância;
  • Apoiar os órgãos executivos e de coordenação pedagógica das creches e dos jardins de infância, bem como os docentes e demais técnicos na conceção de projetos educativos adequados às realidades locais e aos interesses e capacidades das crianças e das famílias.

Destinatários

  • Educadores de infância;
  • Professores do ensino básico;
  • Professores do ensino secundário;
  • Licenciados em Ciências da educação e áreas afins;
  • Profissionais com experiência e curriculum relevante;
  • Lienciados ou com habilitação equiparada em qualquer área ou domínio.

Estudos Futuros

Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do n.º 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei 65/2018 de 16 de agosto.

Duração

250 Horas.

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de PG em Educação Especial - Intervenção Precoce na Infância dispõe de Salas de Aula, laboratórios de Informática, acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.

Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes) e as plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Vagas

35 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Horário

  • Sextas-feiras das 18h30 - 22h30
  • Sábados das 09h00 - 13:00 e 14h00-18h00

Plano de Estudos

Unidade de FormaçãoHorasECTS
História da Educação de Infância 25 6
Educação de Infância Inclusiva: Princípios e Fundamentos 25 6
Fundamentos e Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância 30 7
Práticas de Estimulação Motora 30 7
Estratégias Educativas em Comunicação e Cognição 35 8
Autismo e Práticas de Apoio 30 7
Intervenção Transdisciplinar em Contexto Familiar 30 7
Projeto de Pesquisa em Intervenção Precoce 45 11
Total 250 59

Corpo docente

Nome

Habilitações académicas | Profissionais

António Saldanha Portelada Doutor
Joana Xara Brasil Mestre
Maria de Fátima Duarte Doutora
Maria Filomena Pereira Mestre
Maria da Graça Pacheco da Costa Breia  Mestre
Marco Alexandre Batista Doutor

Propinas

1.560,00€   (195,00€ x 8 prestações mensais).

O valor das propinas pago de uma só vez, até 8 dias após o inicio do curso, beneficia do desconto de 3%.

Emolumentos 

Ano letivo 2025-2026

Candidatura: 

65€  

Candidatura (Estudante estrangeiro em cursos em regime Presencial ou B-learning): 

450€

Seguro escolar: 

47€ 

Matrícula:

195€ 

Certificado final de curso: 

170€

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Emolumentos e Propinas Condições de acesso