Duração / Grau ou Diploma Conferido / ECTS
250 Horas / Pós-graduação / 59 ECTS
Data de inicio: 10 de outubro de 2025
CURSO EM REGIME DE B-LEARNING
5.ª Edição
Informações
- 243 305 880
- (custo da chamada para rede fixa nacional)
- info@islasantarem.pt
Informação de Acreditação pelo CCPF
Curso acreditado pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Registo: CCPFC/CFE-3752/24
Nº de horas acreditadas para progressão em carreira: 250
Confere diploma de Curso de Formação Especializada, habilitando para a docência em Educação Especial (grupo 910), para os candidatos que à data da admissão sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados (Decreto-Lei n.º 95/97 de 23 de abril).
Apresentação
O presente curso formação especializada é desenvolvido nos termos do previsto no Decreto-Lei n.º 95/97 de 23 de abril, e visa qualificar os/as destinatários/as para uma intervenção de qualidade junto de crianças, dos zero aos seis anos de idade, em risco grave de atraso de desenvolvimento, com alterações nas funções ou estruturas do corpo.
A operacionalização do plano de estudos subordina-se aos princípios da interação ecológica, privilegiando-se a ação centrada na família, através da mobilização de equipas transdisciplinares e da implicação convergente dos recursos comunitários.
Objetivos
O curso de Formação Especializada na área de Educação Especial Domínio Intervenção Precoce na Infância, visa-se a consecução dos seguintes objetivos:
- Qualificar para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de integração sócio-educativa de crianças, dos zero aos seis anos de idade, com necessidades educativas especiais e respetivas famílias;
- Promover a aquisição de saberes atitudinais, concetuais e operativos, no campo da intervenção precoce na infância, visando o desenvolvimento de práticas inovadoras em processos de intervenção em contextos familiares e escolares de referência das crianças.
Competências
- Adquirir e aplicar conhecimentos nos domínios dos princípios e das práticas orientadoras da Intervenção Precoce na Infância;
- Identificar necessidades educativas especiais, limitações físicas e desvantagens sociais no quadro do desenvolvimento social e educativo das crianças;
- Aplicar técnicas de aconselhamento e de diferenciação pedagógica;
- Apoiar ativamente a diversificação de estratégias e de métodos educativos, de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças;
- Proceder a adaptações dos programas de intervenção precoce decorrentes das necessidades educativas especiais diagnosticadas;
- Desenvolver, como docente, programas em áreas específicas de desenvolvimento e de aprendizagem, para crianças portadoras de deficiências de baixa incidência, nomeadamente cegos, surdos ou multideficientes;
- Incrementar o desenvolvimento das medidas previstas no DL n.º54/2018, de 6 de julho e no DL n.º 81/2009, de 6 de outubro;
- Organizar programas de educação parental e intervir em processos de envolvimento dos pais na educação precoce dos seus filhos;
- Intervir na melhoria das condições e do ambiente educativo, familiar e comunitário, numa pespetiva de qualidade e de inovação educativa;
- Dinamizar a conceção e o desenvolvimento de projetos comunitários que respondam às caraterísticas das famílias e crianças com problemas de desenvolvimento e que possam mobilizar os recursos locais existentes;
- Apoiar a formação contínua de professores, bem como dos restantes profissionais que integram equipas de intervenção, numa perspetiva de cooperação facilitadora da inclusão socioeducativa de crianças e famílias;
- Proceder ao diagnóstico de necessidades educativas especiais das crianças, tendo como referenciais os padrões do desenvolvimento psicológico social correspondentes à idade cronológica das crianças, em articulação com o desenvolvimento dos projetos educativos das instituições de apoio à infância;
- Apoiar os órgãos executivos e de coordenação pedagógica das creches e dos jardins de infância, bem como os docentes e demais técnicos na conceção de projetos educativos adequados às realidades locais e aos interesses e capacidades das crianças e das famílias.
Destinatários
- Educadores de infância;
- Professores do ensino básico;
- Professores do ensino secundário;
- Licenciados em Ciências da educação e áreas afins;
- Profissionais com experiência e curriculum relevante;
- Lienciados ou com habilitação equiparada em qualquer área ou domínio.
Estudos Futuros
Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do n.º 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei 65/2018 de 16 de agosto.
Duração
250 Horas.
Equipamentos e Instalações
A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
O curso de PG em Educação Especial - Intervenção Precoce na Infância dispõe de Salas de Aula, laboratórios de Informática, acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.
Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes) e as plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.
Vagas
35 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)
Horário
- Sextas-feiras das 18h30 - 22h30
- Sábados das 09h00 - 13:00 e 14h00-18h00
Plano de Estudos
Unidade de Formação | Horas | ECTS |
---|---|---|
História da Educação de Infância | 25 | 6 |
Educação de Infância Inclusiva: Princípios e Fundamentos | 25 | 6 |
Fundamentos e Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância | 30 | 7 |
Práticas de Estimulação Motora | 30 | 7 |
Estratégias Educativas em Comunicação e Cognição | 35 | 8 |
Autismo e Práticas de Apoio | 30 | 7 |
Intervenção Transdisciplinar em Contexto Familiar | 30 | 7 |
Projeto de Pesquisa em Intervenção Precoce | 45 | 11 |
Total | 250 | 59 |
Corpo docente
Nome |
Habilitações académicas | Profissionais |
---|---|
António Saldanha Portelada | Doutor |
Joana Xara Brasil | Mestre |
Maria de Fátima Duarte | Doutora |
Maria Filomena Pereira | Mestre |
Maria da Graça Pacheco da Costa Breia | Mestre |
Marco Alexandre Batista | Doutor |
Propinas
1.560,00€ (195,00€ x 8 prestações mensais).
O valor das propinas pago de uma só vez, até 8 dias após o inicio do curso, beneficia do desconto de 3%.