Duração / Grau ou Diploma Conferido / ECTS

250 Horas / Pós-graduação / 58 ECTS

CURSO EM REGIME DE B-LEARNING

9.ª Edição

Informações

 243 305 880 / 935 048 806
 (custo da chamada para rede fixa nacional / custo da chamada depende do contrato que tem com a sua operadora)
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Informação de Acreditação pelo CCPFC
 ccpfc2
Curso acreditado pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

Nº de horas acreditadas para progressão em carreira: 250

Confere diploma de Curso de Formação Especializada, habilitando para a docência em Educação Especial, nos termos do Decreto-Lei n.º 95/97 de 23 de abril.

Apresentação

O presente curso possibilita a aquisição de competências e de conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, bem como o desenvolvimento de capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e de investigação em domínio específico das ciências da educação, qualificando para o exercício de cargos, funções ou atividades educativas especializadas de natureza pedagógica ou administrativa com aplicação direta no funcionamento do sistema educativo e das escolas.

Objetivos

O curso de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor, visa a consecução dos objetivos e competências a seguir discriminados:

  • Qualificar para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de inclusão sócio-educativa de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, com incidência nos problemas cognitivos e motores;
  • Capacitar para a conceção e desenvolvimento de práticas investigativas orientadas para a assunção da figura de docente-investigador.

Competências

  • Interpretar os contextos familiares e comunitários e o desenvolvimento de programas de intervenção, à luz dos contributos teóricos das ciências da educação, na vertente da educação inclusiva;
  • Fundamentar cientificamente o processo de tomada de decisão em procedimentos de investigação e de inovação educacional;
  • Identificar barreiras curriculares, limitações físicas e desvantagens sociais no quadro do desenvolvimento social e educativo das crianças;
  • Aplicar técnicas de aconselhamento e de diferenciação pedagógica;
  • Apoiar ativamente a diversificação de estratégias e de métodos educativos, nomeadamente, o Desenho Universal para a Aprendizagem, por forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem de todas as crianças e jovens;
  • Proceder à conceção cooperada, implementação e regulação dos programas de intervenção individualizada decorrentes da tomada de decisão por parte das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva;
  • Conceber, como docente, programas em áreas específicas de desenvolvimento e de aprendizagem, para crianças e jovens portadores de acentuadas e persistentes dificuldades de aprendizagem, nomeadamente a nível cognitivo e motor;
  • Incrementar o desenvolvimento das medidas previstas no Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho, bem como da Lei116/2019 de 13 de setembro e noutra legislação de incidência na flexibilidade curricular inclusiva;
  • Proporcionar a apropriação de estratégias de organização de ambientes estruturados de ensino-aprendizagem de apoio específico a grupos de alunos, mormente, nos casos de autismo e de multideficiência;
  • Organizar programas de educação parental e intervir em processos de envolvimento dos pais na educação dos seus filhos, nos respetivos projetos de integração educacional e social;
  • Intervir na melhoria das condições e do ambiente educativo familiar e comunitário, numa perspetiva de fomento da qualidade e da inovação educativas;
  • Dinamizar a conceção e o desenvolvimento de projetos comunitários que respondam às características das famílias e das crianças e mobilizem o apoio dos recursos locais existentes.
  • Apoiar projetos de formação contínua de professores orientados para a compreensão e implementação da inclusão universal;
  • Proceder a estratégias de identificação de eventuais barreiras à participação e acesso nas aprendizagens a fim de prevenir situações de risco educacional por parte de determinados alunos, em articulação integrada no desenvolvimento dos projetos educativos das instituições escolares;
  • Estimular e supervisionar projetos de pesquisa-ação orientados para a resolução de problemas emergentes nos contextos de ensino-aprendizagem, quer na modalidade presencial, quer na modalidade de ensino a distância;
  • Incentivar práticas de construção de materiais específicos de apoio às aprendizagens de crianças e jovens com disfunções cognitivas e/ou motoras;
  • Proporcionar dispositivos de formação orientados para o aprofundamento concetual e procedimental na área científica da Educação Especial Inclusiva;
  • Desenvolver mestria na elaboração de técnicas e instrumentação de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa;
  • Dinamizar tempos de sensibilização, junto de outros profissionais, para a adoção de processos de autoformação, mediante o estudo crítico dos últimos resultados aportados pela investigação científica;
  • Apoiar os órgãos de direção executiva e de coordenação pedagógica dos estabelecimentos de educação e de ensino na conceção de projetos educativos flexíveis e adequados às realidades locais e aos interesses e capacidades das crianças e jovens ali atendidos.

Destinatários

  • Educadores de infância;
  • Professores do ensino básico;
  • Professores do ensino secundário;
  • Licenciados em Ciências da educação e áreas afins;
  • Profissionais com experiência e curriculum relevante;
  • Lienciados ou com habilitação equiparada em qualquer área ou domínio.

Estudos Futuros

Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.

Duração

250 Horas

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de PG em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.

Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes) e as plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Vagas

35 alunos por turma (abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições).

Horário

      • Sextas-feiras das 18:00 às 22:30 horas;
      • Sábados das 09:00 às 13:00 e 14:00 às 18:00

Plano de Estudos

Unidade de FormaçãoHorasECTS
Diversidade e Educação Inclusiva 30 7
Educação Especial: Conceito e Fundamentos 20 4
Cognição e Problemas de Aprendizagem 30 7
Organização e Gestão das Medidas Educativas 30 7
Motricidade, Problemas e Intervenção 30 7
Estratégias de Transição Sócio-Laboral 30 7
Autismo e Multideficiência: Intervenção Específica 30 7
Projeto de Pesquisa em Educação Especial 50

12

Total 250 58

Corpo docente

NomeHabilitações académicas | Profissionais
António Portelada Doutor
Marco da Silva Batista Doutor
Maria Filomena Pereira Mestre
Vera Lúcia Campeão    Mestre
Maria de Fátima Duarte

Doutora

Mais informações: http://www.islastr.com

Propinas

1.400,00€   (175,00€ x 8 prestações mensais).

O valor das propinas pago de uma só vez beneficia do desconto de 3%.

Emolumentos 

Ano letivo 2022-2023

Candidatura: 

30€ 

Candidatura (Estudante estrangeiro em cursos em regime Presencial ou B-learning): 

300€

Seguro escolar: 

40€ 

Matrícula:

175€ 

Certificado final de curso: 

155€

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Emolumentos e Propinas Condições de acesso

 Brochura cursos PG M  Cursos Pós graduados 2022-2023. Veja aqui