180 Horas / MBA / 30 ECTS

CURSO EM REGIME DE E-LEARNING

2.ª Edição

Direção Executiva

CarlaCachola

Dra. Carla Cachola

Direção Pedagógica

Vasco1

Prof. Doutor Vasco Ribeiro Santos

Informações

 243 305 880
 (custo da chamada para rede fixa nacional)
 info@islasantarem.pt

Curso reconhecido por:

ETRA

Apresentação

O enoturismo e o marketing de vinhos aliados aos eventos são cada vez mais a expressão de um território e de um produto turístico que tem vindo, nos últimos anos, a ganhar notoriedade junto dos consumidores.

Esta formação especializada tem como objetivo potenciar e dar a conhecer ainda mais e de forma integrada as unidades de enoturismo e os eventos nas mais diversas vertentes e tipologias, bem assim como, o marketing de vinhos ao nível da promoção e as tendências de consumo. Cumpre também o propósito de desenvolver e potenciar, um conjunto de estratégias e ferramentas, nestas três áreas especificas: o enoturismo, marketing de vinhos e eventos, de forma a dar notoriedade e estrutura ao produto turístico a desenvolver nos destinos.

Parcerias

imagem wine

Objetivos

  • Proporcionar um know-how transversal do conceito de enoturismo, marketing de vinhos e eventos aplicados ao setor do turismo;
  • Compreender o comportamento do consumidor, com base nas suas intenções comportamentais para visitar ou revisitar um destino de enoturismo ou um produtor de vinho;
  • Domínio de ferramentas e estratégias de marketing, comunicação e promoção de marcas, produtos e destinos;
  • Desenvolver estratégias de negócio e marketing na indústria do enoturismo e vinho;
  • Domínio de ferramentas e estratégias de marketing, comunicação e promoção de marcas e produtos vínicos;
  • Criar produtos, serviços e programas de enoturismo;
  • Responder aos novos desafios, exigências e inovação que a indústria do enoturismo enfrenta atualmente;
  • Desenvolver projetos de empreendedorismo em enoturismo.
  • Dominar as ferramentas de comunicação nos Media aplicadas no setor vínico; Criação e gestão estratégica de marcas de vinhos e de enoturismo;
  • Planeamento e organização de eventos;
  • Desenvolver projetos na indústria do enoturismo, vinho e canal HORECA.

Destinatários

  • Diretores e Gestores de Unidades de Enoturismo e/ou Produtores de Vinho;
  • Diretores de Comunicação e Marketing em Enoturismo e/ou Produtores de Vinho;
  • Gestores de Eventos ou Relações-Públicas;
  • Bloggers;
  • Guias Turístico ou de Enoturismo;
  • Comerciais;
  • Consultor em projetos de desenvolvimento, planeamento e gestão de enoturismo;
  • Potenciais profissionais no setor;
  • Importadores e Exportadores;
  • Enólogos/as, Escanções e Sommeliers;
  • Outros interessados nas temáticas do curso.

Estudos Futuros

Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.

Duração

180 Horas

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de PG em Wine Tourism, Marketing & Events dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.

Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), plataforma Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Vagas

30 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Horário

Quinzenalmente:

  • Sextas-feiras das 19:00 às 23:00 horas;
  • Sábados das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas.

Plano de Estudos

Unidade de formaçãoHorasECTS
Legislação & Regiões Vitivinícolas 8 1
Regiões Vitivinícolas e Rotas do Vinho 16 3
Enologia & Análise Sensorial 8 1
Inglês Técnico Aplicado 8 1
Gestão Estratégica e Operacional de Unidade de Enoturismo 20 4
Plano de Negócios e Orçamentação de Unidades de Enoturismo 12 2
Comércio Nacional & Internacional de Vinhos 12 2
Marketing Internacional & E-Commerce no Enoturismo e Vinhos  12 2
Marketing Digital Aplicado ao Enoturismo e Vinhos 12 2
Gestão de Marcas - Promoção e Ativação 8 1
Wine Branding & Design 8 1
Wine Marketing & Wine Tourism Storytelling 8 1
Destinos e Produtos de Enoturismo 16 2
Projeto: Planeamento e Gestão de Eventos 32 7
Total 180 30

Corpo docente

NomeHabilitações académicas | Profissionais
Ana Cristina Guilherme Licenciatura + Pós-graduação
Aníbal José Coutinho Doutoramento
André Teodoro     Licenciatura + MBA
Arlindo Madeira Doutoramento
Carla Cachola Licenciatura + Pós Graduação
Carla Medeiros Licenciatura
Madalena Vidigal Licenciatura + Pós Graduação
Nilza Eiriz Mestrado
Paulo Ramos Doutoramento
Pedro Foles Licenciatura + Pós graduação
Rafaela Elias Mestrado
Rita Rivotti Mestrado
Tiago Pedro Licenciatura + Pós-graduação
Vasco Ribeiro Doutoramento

Propinas

1.228,50€   (204,75€ x 6 prestações mensais)

O valor das propinas pago de uma só vez beneficia do desconto de 3%.

Emolumentos 

Ano letivo 2024-2025

Candidatura: 

45€  

Candidatura (Estudante estrangeiro em cursos em regime Presencial ou B-learning): 

450€

Seguro escolar: 

45€ 

Matrícula:

195€ 

Certificado final de curso: 

160€

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Emolumentos e Propinas Condições de acesso