A conclusão de um TeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional.

Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA-Santarém com creditações (equivalências). Veja aqui.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Ano (4 Semestre) / TeSP / 120 ECTS

Direção do curso

PatriciaReis1

Prof.ª Doutora Patrícia Reis

Informações

 243 305 880
 (custo da chamada para rede fixa nacional)
 info@islasantarem.pt

Curso reconhecido por:

ETRA

Apresentação

A dinâmica do mercado turístico requer, cada vez mais, a existência de profissionais qualificados nas diferentes vertentes dessa atividade. Numa sociedade em constante evolução e onde as atividades turísticas assumem cada vez maior relevância é necessário a formação de técnicos e especialistas que respondam aos apelos de atualização da área do turismo privilegiada na presente oferta formativa. Os profissionais qualificados através desta oferta formativa adquirem os conhecimentos e as competências que lhes permitirão desempenhar uma atividade profissional relevante para a melhoria dos níveis de qualidade da oferta turística.

O TeSP em Gestão de Turismo, para além da obtenção de uma especialização profissional de imediato, cria condições para o prosseguimento de estudos no futuro, com condições privilegiadas. Tendo em conta a estruturação, conteúdos e volume de trabalho associado a algumas das unidades curriculares do curso os estudantes obtêm creditações para a frequência da licenciatura em Gestão Turística.

Objetivos

O TeSP em Gestão de Turismo tem como objetivo preparar os estudantes para, no final do curso, serem capazes de efetuar o planeamento e a gestão de atividades turísticas, nomeadamente, operações de gestão empresarial, comercial e marketing, eventos e animação, itinerários turísticos e reservas, tendo em conta a legislação e os padrões de qualidade aplicáveis ao setor.

Protocolos de estágio

Competências

  • Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas.
  • Comunicar em português, inglês e espanhol, no desenvolvimento da atividade profissional.
  • Desenvolver operações de cálculo matemático e procedimentos estatísticos aplicados à gestão.
  • Definir planos de marketing, incluindo o marketing digital.
  • Definir e desenvover a política comercial da empresa turística, garantindo a qualidade e a orientação para o cliente.
  • Planear e organizar eventos e atividades de animação turística.
  • Desenvolver técnicas de gestão de recursos humanos.
  • Desenvolver técnicas de contabilidade de gestão empresarial.
  • Planear e gerir itinerários turisticos.
  • Gerir operações turísticas em Agências de Viagens.
  • Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS).
  • Desenvolver procedimentos de gestão da qualidade na empresa turística.
  • Desenvolver estudos de mercado relacionados com a atividade turística.
  • Desenvolver processos conducentes à presenvação e melhoria da saúde e segurança no trabalho.

Razões para a frequência

  • Ter acesso ao programa Erasmus+ de mobilidade na Europa.
  • Ter acesso a estágios em empresas de topo quer no país quer ou estrangeiro.
  • Interagir com um corpo docente altamente qualificado e com elevada experiência profissional.
  • Aceder a uma qualificação profissional de elevado potencial de mercado.
  • Ter acesso a várias formações adicionais ao longo do curso, reconhecidas internacionalmente.
  • Ter acesso à continuação de estudos através de um curso de licenciatura no ISLA Santarém com equivalências.

Destinatários / Condições de ingresso

São destinatários deste TeSP:

  • Estudantes internacionais;
  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos/as que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
  • Titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Áreas relevantes para ingresso

Os candidatos devem ter aprovação em duas das seguintes Áreas Relevantes:

  • Português
  • Matemática
  • Economia
  • Inglês

Principais saídas profissionais

  • Agências de viagens;
  • Operadores turísticos;
  • Empresas e outras entidades turísticas;
  • Empresas de marketing turístico;
  • Hotelaria e gestão de eventos e animação;
  • Organização e gestão de atividades turísticas;
  • Companhias Aéreas (serviços aeroportuários);
  • Funções técnicas em entidades públicas e privadas do sector turístico;
  • Projetos especializados no âmbito da indústria do lazer;
  • Outras atividades públicas ou privadas ligadas à função turística.

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de Gestão de Turismo dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, Galileo GDS system and Galileo Reservation system  e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.

Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portátil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e as plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Certificados adicionais de nível internacional

Durante o curso, sem qualquer custo adicional, os/as estudantes têm acesso às tecnologias e certificações disponíveis através da ISLA IT Academy. Estas formações visam preparar os estudantes com os conhecimentos e competências digitais essenciais para a sua integração no mercado de trabalho.

Turismo IT1

Estudos futuros

Esta formação pode ser creditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto. Veja aqui as creditações previstas para prosseguimento de estudos no ISLA.

Duração

  • 3 semestres letivos: 900 horas de contacto.
  • 1 semestre de estágio: 600 horas - assegurado pelo ISLA.

Vagas

30 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições).

Horário

  • Diurno
  • Pós-laboral

Autorização de funcionamento / registo

Área científica

Turismo e Lazer

Plano de Estudos

1º Ano /
Semestre
Unidade CurricularHorasECTS
Língua Portuguesa 45 4
Língua Inglesa 45 5
Métodos Quantitativos 60 6
Tecnologias da Informação e Comunicação 45 5
Introdução à Gestão de Empresas Turísticas 45 5
Introdução ao Turismo 60 5
Língua Inglesa II 45 5
Língua Espanhola 45 4
Gestão Comercial 45 4
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva 45 5
Gestão da Qualidade 30 4
Gestão de Recursos Humanos 45 4
Príncipios de Marketing 45 4
2º Ano
Semestre
Unidade CurricularHorasECTS
Segurança e Higiene no Trabalho 45 4
Organização de Eventos e Animação Turística 60 6
Marketing Digital e Inovação Turística 30 3
Itinerários Turisticos 45 5
Contabilidade de Gestão 45 5
Introdução à Hotelaria e Restauração 45 4
Legislação Turística 30 3
Estágio 600 30
  Total 1500 120


Creditações para prosseguimento de estudos no ISLA de Santarém

TeSP em Gestão de Turismo

Licenciatura em Gestão Turística

Unidade CurricularUC creditadas na LicenciaturaAno / Semestre
Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos 1º ano - 1ºS
Língua Inglesa I Língua Inglesa I 1º ano - 1ºS
Introdução ao Turismo Introdução ao Turismo 1º ano – 1ºS
Introdução à Gestão de Empresas Turísticas Gestão das Organizações 1.º ano - 1ºS
Tecnologias de Informação e Comunicação Princípios Gerais de Informática 1º ano – 2ºS
Língua Inglesa II Língua Inglesa II 1º ano - 2ºS
Língua Espanhola Língua Espanhola 2º ano – 1ºS
Legislação Turística Direito e Legislação em Turismo 2º ano – 1ºS

Príncípios de Marketing

Marketing Digital e Inovação Turística

Marketing Turístico I 2º ano – 1ºS
Contabilidade de Gestão Contabilidade Analítica e de Gestão 2º ano – 1ºS
Organização de Eventos e Animação Turística Organização e Gestão de Eventos e Animação 2º ano – 2ºS

Gestão Comercial
Operações Turísticas e Sistemas de Reservas

Operações Turísticas e Sistemas de Reservas 3º ano – 1ºS
Itinerários Turísticos Itinerários Turísticos 3º ano - 1ºS
Introdução à Hotelaria e Restauração
Segurança e Higiene no Trabalho
Hotelaria e Restauração 3º ano – 1ºS
Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade 3º ano - 2ºS

Emolumentos

Ano letivo 2024-2025

Candidatura:     90€ 
Candidatura (estudante estrangeiro): 350€
Matrícula: 130€
Inscrição:  80€
Seguro escolar:         45€ 

Propinas

Valor anual: 105,00€ x 11 prestações mensais

A propina é anual e a divisão por prestações apenas tem por finalidade facilitar o pagamento.

A propina anual paga de uma só vez, até 10 de setembro de 2024, beneficia de um desconto de 5%. Saiba como.

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Apoios existentes para a frequência de um TeSP

A frequência neste curso, poderá ser financiada pela bolsa de estudo da DGES .

Emolumentos e Propinas Condições de acesso