A conclusão de um TeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional.
Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA-Santarém com creditações (equivalências). Veja aqui.
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Ano (4 Semestre) / TeSP / 120 ECTS
Direção do curso
Prof.ª Doutora Patrícia Reis
Informações
- 243 305 880
- (custo da chamada para rede fixa nacional)
- info@islasantarem.pt
Curso reconhecido por:
Apresentação
A dinâmica do mercado turístico requer, cada vez mais, a existência de profissionais qualificados nas diferentes vertentes dessa atividade. Numa sociedade em constante evolução e onde as atividades turísticas assumem cada vez maior relevância é necessário a formação de técnicos e especialistas que respondam aos apelos de atualização da área do turismo privilegiada na presente oferta formativa. Os profissionais qualificados através desta oferta formativa adquirem os conhecimentos e as competências que lhes permitirão desempenhar uma atividade profissional relevante para a melhoria dos níveis de qualidade da oferta turística.
O TeSP em Gestão de Turismo, para além da obtenção de uma especialização profissional de imediato, cria condições para o prosseguimento de estudos no futuro, com condições privilegiadas. Tendo em conta a estruturação, conteúdos e volume de trabalho associado a algumas das unidades curriculares do curso os estudantes obtêm creditações para a frequência da licenciatura em Gestão Turística.
Objetivos
O TeSP em Gestão de Turismo tem como objetivo preparar os estudantes para, no final do curso, serem capazes de efetuar o planeamento e a gestão de atividades turísticas, nomeadamente, operações de gestão empresarial, comercial e marketing, eventos e animação, itinerários turísticos e reservas, tendo em conta a legislação e os padrões de qualidade aplicáveis ao setor.
Protocolos de estágio
Competências
- Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas.
- Comunicar em português, inglês e espanhol, no desenvolvimento da atividade profissional.
- Desenvolver operações de cálculo matemático e procedimentos estatísticos aplicados à gestão.
- Definir planos de marketing, incluindo o marketing digital.
- Definir e desenvover a política comercial da empresa turística, garantindo a qualidade e a orientação para o cliente.
- Planear e organizar eventos e atividades de animação turística.
- Desenvolver técnicas de gestão de recursos humanos.
- Desenvolver técnicas de contabilidade de gestão empresarial.
- Planear e gerir itinerários turisticos.
- Gerir operações turísticas em Agências de Viagens.
- Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS).
- Desenvolver procedimentos de gestão da qualidade na empresa turística.
- Desenvolver estudos de mercado relacionados com a atividade turística.
- Desenvolver processos conducentes à presenvação e melhoria da saúde e segurança no trabalho.
Razões para a frequência
- Ter acesso ao programa Erasmus+ de mobilidade na Europa.
- Ter acesso a estágios em empresas de topo quer no país quer ou estrangeiro.
- Interagir com um corpo docente altamente qualificado e com elevada experiência profissional.
- Aceder a uma qualificação profissional de elevado potencial de mercado.
- Ter acesso a várias formações adicionais ao longo do curso, reconhecidas internacionalmente.
- Ter acesso à continuação de estudos através de um curso de licenciatura no ISLA Santarém com equivalências.
Destinatários / Condições de ingresso
São destinatários deste TeSP:
- Estudantes internacionais;
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos/as que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
- Titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Áreas relevantes para ingresso
Os candidatos devem ter aprovação em duas das seguintes Áreas Relevantes:
- Português
- Matemática
- Economia
- Inglês
Principais saídas profissionais
- Agências de viagens;
- Operadores turísticos;
- Empresas e outras entidades turísticas;
- Empresas de marketing turístico;
- Hotelaria e gestão de eventos e animação;
- Organização e gestão de atividades turísticas;
- Companhias Aéreas (serviços aeroportuários);
- Funções técnicas em entidades públicas e privadas do sector turístico;
- Projetos especializados no âmbito da indústria do lazer;
- Outras atividades públicas ou privadas ligadas à função turística.
Equipamentos e Instalações
A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
O curso de Gestão de Turismo dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, Galileo GDS system and Galileo Reservation system e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.
Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portátil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e as plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.
Certificados adicionais de nível internacional
Durante o curso, sem qualquer custo adicional, os/as estudantes têm acesso às tecnologias e certificações disponíveis através da ISLA IT Academy. Estas formações visam preparar os estudantes com os conhecimentos e competências digitais essenciais para a sua integração no mercado de trabalho.
Estudos futuros
Esta formação pode ser creditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto. Veja aqui as creditações previstas para prosseguimento de estudos no ISLA.
Duração
- 3 semestres letivos: 900 horas de contacto.
- 1 semestre de estágio: 600 horas - assegurado pelo ISLA.
Vagas
30 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições).
Horário
- Diurno
- Pós-laboral
Autorização de funcionamento / registo
Área científica
Turismo e Lazer
Plano de Estudos
1º Ano / Semestre | Unidade Curricular | Horas | ECTS |
---|---|---|---|
1º | Língua Portuguesa | 45 | 4 |
1º | Língua Inglesa | 45 | 5 |
1º | Métodos Quantitativos | 60 | 6 |
1º | Tecnologias da Informação e Comunicação | 45 | 5 |
1º | Introdução à Gestão de Empresas Turísticas | 45 | 5 |
1º | Introdução ao Turismo | 60 | 5 |
2º | Língua Inglesa II | 45 | 5 |
2º | Língua Espanhola | 45 | 4 |
2º | Gestão Comercial | 45 | 4 |
2º | Operações Turísticas e Sistemas de Reserva | 45 | 5 |
2º | Gestão da Qualidade | 30 | 4 |
2º | Gestão de Recursos Humanos | 45 | 4 |
2º | Príncipios de Marketing | 45 | 4 |
2º Ano Semestre | Unidade Curricular | Horas | ECTS |
1º | Segurança e Higiene no Trabalho | 45 | 4 |
1º | Organização de Eventos e Animação Turística | 60 | 6 |
1º | Marketing Digital e Inovação Turística | 30 | 3 |
1º | Itinerários Turisticos | 45 | 5 |
1º | Contabilidade de Gestão | 45 | 5 |
1º | Introdução à Hotelaria e Restauração | 45 | 4 |
1ª | Legislação Turística | 30 | 3 |
2º | Estágio | 600 | 30 |
Total | 1500 | 120 |
Creditações para prosseguimento de estudos no ISLA de Santarém
TeSP em Gestão de Turismo |
Licenciatura em Gestão Turística | |
---|---|---|
Unidade Curricular | UC creditadas na Licenciatura | Ano / Semestre |
Métodos Quantitativos | Métodos Quantitativos | 1º ano - 1ºS |
Língua Inglesa I | Língua Inglesa I | 1º ano - 1ºS |
Introdução ao Turismo | Introdução ao Turismo | 1º ano – 1ºS |
Introdução à Gestão de Empresas Turísticas | Gestão das Organizações | 1.º ano - 1ºS |
Tecnologias de Informação e Comunicação | Princípios Gerais de Informática | 1º ano – 2ºS |
Língua Inglesa II | Língua Inglesa II | 1º ano - 2ºS |
Língua Espanhola | Língua Espanhola | 2º ano – 1ºS |
Legislação Turística | Direito e Legislação em Turismo | 2º ano – 1ºS |
Príncípios de Marketing Marketing Digital e Inovação Turística |
Marketing Turístico I | 2º ano – 1ºS |
Contabilidade de Gestão | Contabilidade Analítica e de Gestão | 2º ano – 1ºS |
Organização de Eventos e Animação Turística | Organização e Gestão de Eventos e Animação | 2º ano – 2ºS |
Gestão Comercial |
Operações Turísticas e Sistemas de Reservas | 3º ano – 1ºS |
Itinerários Turísticos | Itinerários Turísticos | 3º ano - 1ºS |
Introdução à Hotelaria e Restauração Segurança e Higiene no Trabalho |
Hotelaria e Restauração | 3º ano – 1ºS |
Gestão da Qualidade | Gestão da Qualidade | 3º ano - 2ºS |