Notícias

Todos os  horários já disponíveis. Aqui tens toda a informação.

 

Candiaturas abertas até 30 de outubro. Últimas Vagas.

4.ª edição | Inicio confirmado: 20 de jnovembro de 2020 | Últimas vagas | Veja toda a informação aqui

 

Caro/a Estudante,

Mais um novo ano letivo que se inicia. É o começo da vida académica para todos aqueles que pela primeira vez ingressam no ensino superior, mas também um novo começo para todos aqueles que continuam o seu percurso académico no ISLA Santarém. Este é também um novo começo para todos os professores e funcionários. Um começo é sempre um momento de entusiasmo e expetativa. São novas perspetivas que se abrem, pessoas novas que conhecemos algumas das quais nos vão marcar para o resto das nossas vidas. 

Mas este é um ano letivo diferente. 20/21 será um novo ano letivo marcado pela pandemia que subitamente irrompeu entre nós. No ISLA Santarém soubemos reagir com urgência e responsabilidade e de um dia para o outro implementámos metodologias e tecnologias inovadoras que permitiram a todos os nossos estudantes concluirem nas melhores condições possíveis o ano letivo 2019-2020. Agora estamos ainda mais preparados. Preparados para um novo começo em segurança onde a todos nós é exigida a "ética da responsabilidade" em que cada um dos elementos da comunidade académica faz parte de uma familia solidária, coesa e responsável - a família ISLA. 

Queremos desejar-te boa sorte em todas as atividades académicas, mas queremos acima de tudo pedir-te o maior empenho e esforço nesta nova etapa da tua vida que agora se inicia. O ISLA Santarém quer que todos os seus estudantes sejam parte deste projeto educativo, que se envolvam na vida da nossa escola e que com o seu trabalho, energia e criatividade continuem a contribuir diariamente para fazer do ISLA Santarém um Escola de Excelência. 

Neste inicio de ano letivo é também esse o desafio que te queremos colocar.

Bem-vindo ao ISLA Santarém!

Domingos Martinho

Diretor

Vamos ter aulas online (e-learning)?

Seguindo as orientações do MCTES, as atividades letivas do ano letivo 20-20/21 estão planeadas para funcionar em regime presencial.

Para garantir o cumprimento das regras de distanciamento social, reorganizaram-se os horários letivos promovendo-se uma distribuição das manchas horárias em períodos temporais mais dispersos e alternados e distribuídos ao longo de toda a semana incluindo, a título excecional, o sábado.

Se necessário, será implementado o modelo de alternância (presencial/remoto) com um turno em regime presencial e outro em regime remoto de modo a garantir o distanciamento. 

Quais as regras a cumprir no acesso às instalações?

Todos os frequentadores das instalações devem ter em conta que:

  • Apenas de devem dirigir ao ISLA Santarém os estudantes, docentes e colaboradores que tenham obrigações a cumprir;
  • Não deve permanecer nas instalações fora dos horários de aulas ou serviço;
  • Deve cumprir as regras de etiqueta respiratória;
  • É obrigatório o uso de máscara por todos os que frequentam as instalações;
  • Todos devem desinfetar as mãos regularmente recorrendo para tal aos dispositivos disponibilizados;
  • Devem ser respeitadas as regras de distanciamento físico evitando os agrupamentos e deve ser mantida a distância física recomendada entre pessoas;
  • Devem ser cumpridas as regras de circulação dentro dos espaços (seguindo a sinalização para o efeito).

Como estão organizadas as salas de aula e os laboratórios?

O ISLA procedeu à redução da capacidade de todas salas de aula e laboratórios de forma a garantir as distâncias mínimas recomendadas pelas DGS. Todos os estudantes e professores devem respeitar escrupulosamente as distâncias definidas. Todas as salas tem na entrada gel desinfetante para os estudantes /professores devem utilizar.

Todos os estudantes e professores devem desinfetar as mãos antes e depois de saírem de qualquer espaço.

O uso de máscara é obrigatório durante a permanência nas salas de aula e laboratórios.

Posso tratar de assuntos nos Serviços Académicos? Como devo proceder?

Sim. No entanto o uso de máscara é obrigatório.

Apesar dos serviços académicos se encontrarem a funcionar, recomenda-se que se opte pela utilização dos meios eletrónicos (secretaria virtual (netp@), e-mail e telefone), evitando a deslocação aos serviços.

Se for mesmo necessário:

  •  O acesso a estes espaços deve ser feito respeitando o distanciamento sendo o nº de pessoas dentro dos serviços limitado, ou seja, os SA devem atender em simultâneo um nº limitado de pessoas, conforme indicado na entrada;
  • Na entrada dos serviços foram colocados dispensadores de desinfetante (álcool gel) e foram colocados acrílicos de proteção para garantir o distanciamento e a segurança no atendimento.

Os bares estão abertos? Posso levar comida de casa?

Bares

Sim! Mas é necessário assegurar o cumprimento das regras definidas pela DGS. Nos bares, está afixado o limite de pessoas no interior, devendo seguir-se as recomendações da DGS. O consumo dos bens alimentares pode ser feita no interior destes espaços desde que sejam cumpridas as regras definidas pela DGS para o setor, e mantendo o distanciamento físico. Os bares devem cumprir todas as regras definidas para o setor. Por questões de segurança, sempre que possível, será dada preferência o serviço take away.

Marmita

Sim! Refeições trazidas de casa são permitidas, mas o uso de microndas é desaconselhado, devendo, em caso de utilização dos mesmos, desinfetar previamente as portas e demais utensílios dos mesmos. Aconselham-se as refeições simples e frias. Aconselha-se o uso de utensílios e recipientes do próprio e a não partilha de quaisquer alimentos, utensílios e recipientes.

Se eu estiver impedido de ir às aulas vou chumbar por faltas? E não posso fazer os exames?

Os Estudantes que por situação de impossibilidade, decorrente da Pandemia, não possam frequentar as aulas, devem apresentar requerimento justificativo, junto do Serviços Académicos, para análise e decisão, que obrigatoriamente é aceite sempre que apresentada justificação médica.

No contexto da situação pandémica, os estudantes a quem seja deferido o requerimento ficam abrangidos pelo regime especial de frequência definido no Regulamento Pedagógico do respetivo ciclo de estudos, durante o semestre em que for requerido, estando:

  • Justificadas as faltas dadas às aulas, não podendo a assiduidade ser considerada para efeitos de avaliação;
  • Obrigados à realização das provas de avaliação nos termos definidos na Ficha de Unidade Curricular;

Aos estudantes com justificação médica aplica-se norma especial de avaliação prevista no respetivo Regulamento Pedagógico, podendo ser:

  • Remarcadas as provas de avaliação;
  • Aplicadas formas distintas de avaliação, conforme definido no respetivo Regulamento Pedagógico do ciclo de estudos, cumprindo os mesmos níveis de exigência e rigor o cumprimento dos objetivos definidos e a igualdade de tratamento dos estudantes.

Sempre que as aulas decorram a distância os estudantes estão obrigados à frequência das mesmas.

Como faço para ter acesso às matérias de estudo e aos conteúdos das aulas?

Os docentes das unidades curriculares providenciam os materiais pedagógicos necessários aos estudantes, nomeadamente através da plataforma Moodle.

Temos de ir ao ISLA para fazer as avaliações?

Sim! Todas as avaliações decorrem no regime presencial. 

Nas fichas das Unidade Curriculares (FUC), disponibilizadas pelos docentes através do Moodle, estão definidos os momentos e os elementos de avaliação.

Pós graduações/MBA. dia 01 outubro às 18h:30.

Venha esclarecer as suas dúvidas. Inscreva-se!