O que é o programa Qualifica?

O programa Qualifica está vocacionado para a qualificação de adultos de forma a melhorar os níveis de educação, formação e empregabilidade dos mesmos. Pretende proporcionar a adultos um serviço de informação, orientação e encaminhamento com vista à obtenção de uma qualificação escolar e profissional.

O Centro também desenvolverá processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) adquiridas pelos adultos ao longo da vida, por vias formais, informais e não formais, na sua vertente escolar ou profissional.

Destinatários

  • Adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências.

Etapas de Intervenção

  • Acolhimento – inscrição do candidato (jovem ou adulto) e seu esclarecimento, considerando a missão e o âmbito de intervenção do centro;
  • Diagnóstico – análise do perfil do candidato, com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expetativas);
  • Informação e Orientação – identificação de projetos individuais de educação e qualificação profissional, tendo presente opções realistas de prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho;
  • Encaminhamento – concretização do encaminhamento do candidato para uma oferta de educação e/ou formação profissional ou ainda para um processo de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências – RVCC (apenas possível para candidatos adultos. Caso tenham entre 18 e 23 anos inclusive, terão de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada), tendo por base o processo prévio de diagnóstico e orientação;
  • Reconhecimento e Validação de Competências – identificação e validação de competências adquiridas pelos adultos ao longo da vida, em contextos de aprendizagem formais, não formais e informais.
  • Certificação de Competências – demonstração das competências dos adultos, perante um júri, através da realização de uma prova.

Inscrição

Caso pretenda realizar uma inscrição no centro Qualifica preencha a seguinte ficha, sendo obrigatória a entrega dos seguintes documentos, para efeitos de registo processual:

  • Documento de Identificação
  • NIF
  • Certificado de Habilitações 
  • Curriculum Vitae 

A ficha pode ser enviada por e-mail (islasantarem@centroqualifica.gov.pt), para equipa ou entregue no Centro Qualifica do ISLA - Santarém.

Para obter a ficha de inscrição clique aqui.

Equipa

Coordenadora:

Filipa Martinho (filipa.martinho@islasantarem.pt)

Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC):

Patricia Santos – patricia.santos@islasantarem.pt

Sandro Gomes – sandro.gomes@islasantarem.pt

qualifica