Estudante Internacional

Se é aluno brasileiro e quer ser nosso aluno de graduação/licenciatura pode apresentar a sua candidatura através do concurso para Estudantes Internacionais.

O Concurso para Estudantes Internacionais aplica-se a alunos não residentes da União Europeia que ainda não tenham de curso superior, que pretendam frequentar um Curso de Graduação.

Existem duas formas de Ingressar através do Regime de Estudante Internacional::

  • Utilizando o ENEM ou
  • Através de uma Prova de Ingresso Interna, realizada no nosso instituto, destinada aos estudantes que não sejam portugueses e que não tenham realizado uma Prova de Ingresso ao Ensino Superior português.

Candidatos com ENEM

Para o ano letivo 2019/2020, só será válido todo o ENEM que tenha sido realizado após o ano de 2015 e no qual os candidatos tenham obtido uma classificação igual ou superior a 95 pontos, numa escala de 0-200. Segue abaixo passo a passo para que o candidato possa efetuar a conversão da sua classificação:

Equivalências das provas ENEM

Os alunos com Exame Nacional do Ensino Médio ENEM (Brasil) válidos ou que tenham realizado as provas nacionais de ingresso para titulares do ensino secundário português ficam dispensados da realização das provas internas. Apresentam-se a seguir as equivalêncicas para os cursos em funcionamento no ISLA Santarém. 

CicloCursoENEM (ponderação)
LICENCIATURA Gestão de Recursos Humanos Redação (20%) + Ciências Humanas e suas Tecnologias (40%) + Matemática e suas Tecnologias (40%)
LICENCIATURA Gestão Comercial Redação (20%) + Ciências Humanas e suas Tecnologias (40%) + Matemática e suas Tecnologias (40%)
LICENCIATURA Gestão dos Processos e Operações Empresariais Redação (20%) + Ciências Humanas e suas Tecnologias (40%) + Matemática e suas Tecnologias (40%)
LICENCIATURA Gestão Turística Redação (20%) + Ciências Humanas e suas Tecnologias (40%) + Matemática e suas Tecnologias (40%)
LICENCIATURA Engenharia da Segurança do Trabalho Redação (20%) + Ciências Humanas e suas Tecnologias (40%) + Matemática e suas Tecnologias (40%)
LICENCIATURA Informática de Gestão Redação (10%) + Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45%) + Matemática e suas Tecnologias (45%)

Cálculo da nota de candidatura para alunos com ENEM válido (conversão para escala de notas portuguesa):
Nota Final = Somatório das várias componente componente do ENEM * Ponderação * 200/1000

Exemplo:

 Candidatura à licenciatura em Gestão de Recursos Humanos.

Elementos da Prova ENEMClassificaçãoPonderaçãoNota Ponderada
Ciências Humanas e suas Tecnologias 630 40% 252
Matematica e suas Tecnologias 500 40% 200
Redação 960 20% 192
Somatório das classificações ponderadas 644
Nota Final 128.8

Nota Final  = (CH*40% + MAT*40% + RED*20%) * 200 / 1000
= (630*40% + 500*40% + 960*20%) * 200 / 1000
= 128.8

Candidatos sem ENEM

Se não tiver feito o ENEM é necessário realizar uma prova de ingresso interna e nesse caso deve guiar-se pelo Calendário de Candidaturas e Realização de Provas, aplicável ao ano letivo 2019/2020 e deverão verificar no curso ao qual se pretendem candidatar quais as provas de ingresso necessárias.  

Sem não fez o ENEM veja aqui a informação que se aplica ao seu caso.

Bolsas

São vários os organismos e instituições que põem à disposição de estudantes brasileiros bolsas para realizarem estudos universitários em Portugal.

Assim, podem ser tidos em consideração os seguintes:

  • CAPES e CNPq - As principais agências de financiamento no Brasil são a CAPES e o CNPq.
  • As Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais também oferecem, em alguns casos, bolsas de pesquisa ou ensino no exterior (ex.: FAPESPFAPERJFAPESB)
  • O programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Por favor, consulte o site do  CNPq.
  • Banco Santander Totta tem programas de bolsas que podem ser utilizadas por estudantes brasileiros que queiram frequentar a Universidade da Beira Interior durante um semestre. Os candidatos interessados devem contatar as suas universidades do Brasil.

Vistos

Na página do SEF encontra todo os tipos de vistos  e qual a documentação necessária para os obter na Embaixada de Portugal em Brasília ou num dos vários consulados de Portugal no Brasil. 

Os documentos necessários são os seguintes:

  • Passaporte;
  • 3 fotos 3x4 (fundo branco);
  • Registro criminal;
  • Seguro de saúde internacional;
  • Prova de residência em Portugal (a fornecer pela Instituição de ensino de acolhimento ou pelo estudante)
  • Comprovativo de meios de subsistência em Portugal (Contracheque / Extrato de conta bancária aberta em Portugal)
  • Carta de Aceitação;
  • Boletim de vacinas;
  • Certificado de habilitações